Você sabe o que é retração da gengiva?

Você sabe o que é retração da gengiva?

Artigos - 13/01/2020

Trata-se de uma redução do espaço de cobertura do dente pela gengiva, deixando-o mais exposto, consequentemente mais sensível. Existem diversos tipos de retração, que podem ser determinados pela sua localização ou profundidade.

Esse problema tem se tornado cada vez mais frequente. Estima-se que pelo menos metade da população mundial, entre 18 e 65 anos, tenha pelo menos um dente com retração.


O que causa a retração?

O motivo mais comum para o aparecimento do problema é o uso inadequado de escovas ou escovação incorreta. Dentes mal posicionados, gengiva e tecido ósseo muito fino também favorecem a situação.

Não podemos nos esquecer do aparelho ortodôntico, restaurações e próteses mal adaptadas. Além disso, pessoas que apresentaram doenças periodontais como gengivite e periodontite, e que após o tratamento tiveram recessão gengival, devem dobrar a atenção para evitar futuros problemas.


Quais são as consequências?

Dependendo da gravidade, a retração da gengiva vai bem além da estática, acaba prejudicando a alimentação. Com a exposição da raiz do dente, a sensibilidade aumenta, além de elevar o risco de caries e lesões como erosão e abrasão dentária. Em casos mais graves, a possibilidade da perda do dente.


O que fazer?

Cuidados com a higiene bucal e visitas periódicas ao dentista auxiliam na prevenção da retração da gengiva.

Para quem já apresenta o problema, inicialmente indica-se o controle e manutenção com um profissional. Em situações mais graves, é necessário tratamento endodôntico (canal).  Mas caso a recessão não for interrompida, existe o risco da perda do dente.

Também existem casos onde a correção cirúrgica pode ser considerada, onde a possibilidade há possibilidade de evolução ou quando a estética fica comprometida. Atualmente existem técnicas modernas de reconstrução de tecido ou aumento da gengiva.

Ressaltamos que é importantíssimo o diagnóstico de um profissional e tratamento adequado realizado em um consultório odontológico.

 

Fonte: APCD