RANGER DE DENTES CAUSADOS PELO BRUXISMO PODE CAUSAR DANOS À ARCADA DENTÁRIA?

RANGER DE DENTES CAUSADOS PELO BRUXISMO PODE CAUSAR DANOS À ARCADA DENTÁRIA?

Artigos - 25/10/2023

Afinal, o bruxismo pode enfraquecer os dentes? Muitas pessoas com esse transtorno - caracterizado pelo ranger dos dentes - podem sentir alterações na saúde bucal com o passar do tempo. E, segundo especialistas em saúde bucal, a pressão que o bruxismo causa entre os dentes superiores e inferiores pode sim ter afetar profundamente a sua estrutura. A seguir, explicamos tudo que você precisa sobre a relação entre bruxismo e dentes fracos. Confira!

Bruxismo pode enfraquecer os dentes: saiba como a condição afeta a saúde bucal
Sim, o bruxismo pode enfraquecer os dentes a longo prazo. Isso acontece porque a constante tensão entre os dentes superiores e inferiores causa desgastes no esmalte do dente, o que deixa a dentina exposta e pode facilitar possíveis fraturas.

A princípio, os desgastes são leves, mas sem o tratamento adequado eles deixam o caminho livre para lesões mais profundas. Segundo o Ministério da Saúde, as trincas no esmalte dentário e as fraturas nos dentes e nas raízes e até mesmo nas restaurações e próteses dentárias estão entre os principais impactos do bruxismo na saúde bucal.

Os dentes enfraquecidos pelo bruxismo podem quebrar com facilidade? Entenda
Ter dentes fracos pode ter várias consequências negativas para a saúde bucal, incluindo a quebra dos dentes. Enquanto dentes fortes e saudáveis são mais difíceis de fraturar ou perder, os dentes já enfraquecidos podem se quebrar até mesmo durante a mastigação de um alimento macio.

O problema pode estar associado ao bruxismo, mas também a outras doenças, transtornos e hábitos que causam o enfraquecimento dentário, como a periodontite, cáries em estágio muito avançado e o esforço excessivo causado pelo hábito de usar os dentes para abrir embalagens ou mastigar objetos como tampas de caneta, por exemplo.

Conheça demais sintomas e problemas bucais e de saúde relacionados ao bruxismo
Segundo publicado pelo Ministério da Saúde, o bruxismo também está fortemente associado a vários outros problemas bucais além dos dentes fracos e fraturados. O órgão destaca a sensibilidade nos músculos responsáveis pela mastigação e marcas na parte interna da boca como os principais.

Além da saúde bucal, o bruxismo pode afetar o bem-estar geral. A pessoa com esse transtorno pode vir a ter dores de cabeça e dores de ouvido intensas que, em alguns casos, podem ser confundidas com a dor de dente. A mandíbula também pode ser afetada, causando dores e estalos durante os movimentos de abrir e fechar a boca.

Bruxismo tem tratamento: saiba como conseguir diagnóstico e como tratar o problema
O bruxismo não tem cura, mas a boa notícia é que esse transtorno tem tratamento. Dentistas afirmam que o tratamento deve ser multidisciplinar, ou seja, deve combinar diferentes ações para a recuperação dos dentes afetados e para evitar o ranger dos dentes no dia a dia. A correção do desgaste nos dentes pode ser feita com a correção ou reposição dos dentes afetados.

Já a prevenção normalmente é feita pelo uso de uma placa de mordida feita sob medida que evita o atrito entre os dentes superiores e inferiores. Como o bruxismo está fortemente associado ao estresse e outros distúrbios psicológicos como a ansiedade, o Ministério da Saúde também indica a prática de esportes, redução da carga de trabalho e o acompanhamento psicológico como parte do tratamento.

Por isso, se você se identificou com os sintomas, procure imediatamente um dentista. Apenas com o seu relato e uma bateria de exames clínicos é possível diagnosticar o problema para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

 

Fonte: Sorrisologia