SAIBA QUAIS SÃO AS 5 DOENÇAS BUCAIS MAIS COMUNS

SAIBA QUAIS SÃO AS 5 DOENÇAS BUCAIS MAIS COMUNS

Artigos - 08/11/2023

Uma boa escovação é capaz de proporcionar diversos benefícios para o sorriso de qualquer pessoa, deixar os dentes brancos, hálito fresco e, inclusive, prevenir as doenças bucais mais comuns que existem. Essas condições, podem parecer inofensivas no início, mas, com o tempo, acabam causando desconforto, dor e até mesmo complicações mais graves se não forem tratadas adequadamente. Portanto, é essencial estar informado sobre essas doenças e suas principais características. 

Pensando nisso, o Sorrisologia vai destacar as 5 doenças bucais mais comuns que afetam os dentes e gengivas dos pacientes, fornecendo informações valiosas para ajudar você a entender, prevenir e tratar cada uma dessas condições. Vem com a gente começar essa jornada de conhecimento em busca de uma boca saudável e um sorriso radiante!

1. Cárie dentária
A cárie dentária é uma das doenças bucais mais comuns da lista que pode afetar pessoas de todas as idades. De acordo com o artigo científico “Cárie dentária: uma revisão da literatura” do Journal of Dental Research, essa lesão se forma quando as bactérias presentes na boca produzem ácidos que corroem o esmalte dentário. Isso pode levar à formação de pequenas cavidades na superfície dos dentes, causando dor e sensibilidade. Se o problema não receber o devido tratamento, pode evoluir para um quadro de pulpite ou até resultar na perda do elemento.

2. Gengivite
A gengivite é uma inflamação das gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Os sintomas dessa doença bucal incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, além de sangramento durante a escovação. No artigo científico “Gengivite: uma revisão da literatura” do Journal of Periodontology, se não for tratada o quanto antes, a gengivite pode ter um impacto significativo na saúde bucal e geral, além de resultar em uma doença mais grave: a periodontite. 

3. Periodontite
Como foi dito anteriormente, a periodontite é uma doença bucal mais avançada, que ocorre quando a gengivite não é tratada adequadamente. Ela afeta os tecidos de suporte dos dentes, causando a destruição do osso e do ligamento periodontal. Os sintomas incluem gengivas inflamadas, mau hálito persistente, retração gengival e sensibilidade a alimentos e bebidas geladas ou quentes demais. O tratamento da periodontite é mais complexo e pode incluir raspagem e alisamento radicular, além de cirurgias periodontais.

4. Aftas
As aftas também é outro problema bem chatinho que entra na lista de doenças bucais mais comuns. Elas são caracterizadas por pequenas úlceras que se formam na boca, gerando desconforto e dor. Essas feridinhas podem ser causadas por diversos motivos, como estresse, trauma na boca, deficiências nutricionais e problemas imunológicos. Embora não sejam contagiosas, as aftas podem ser recorrentes e durar até duas semanas. O tratamento dessas bolinhas geralmente envolve o uso de analgésicos e enxaguantes bucais com propriedades cicatrizantes.

5. Mau hálito
O mau hálito, também conhecido como halitose, pode ser causado pela má higiene bucal, cárie dentária, gengivite, uso de cigarros, consumo de alimentos com odor forte e problemas de saúde, como sinusite e refluxo gastroesofágico. Para se ver livre desse cheiro ruim da boca, é importante manter uma boa rotina de higiene bucal.

Se você não quer nenhuma dessas doenças bucais, precisa investir em medidas para melhorar a higiene bucal, como escovação adequada e o uso de fio dental, além de consultar o seu dentista de confiança diariamente.

 

Fonte: Sorrisologia