Você sabe o que é faceta laminada em porcelana?

Você sabe o que é faceta laminada em porcelana?

Artigos - 27/09/2011

É uma película confeccionada de apenas 0,5 mm de espessura (1/20 de 1 cm) em porcelana que envolve apenas a parte frontal do dente como se fosse uma unha para se ter a noção correta. Deixam os dentes na cor escolhida a partir de uma escala de cores que o próprio cliente participa na escolha. 
 
A estética dos dentes melhora de várias maneiras: cor, forma, tamanho e alinhamento. O preparo no dente é mínimo e até no mesmo dia você poderá ter os dentes que sempre sonhou, pois até 12 facetas laminadas em porcelana podem ser feitas no mesmo dia. 
 
Largamente utilizada e difundida nos países do primeiro mundo, o Dr.Lincoln Palumbo e alguns poucos colegas levantam essa bandeira divulgando esse maravilhoso, inovador e hi-tech tratamento que, por sinal, exige grande e rara habilidade manual para a execução.
 
A faceta laminada é a grande estrela da odontologia estética e a primeira opção hoje entre os famosos. 
 
Normalmente é utilizado para clientes a partir dos 35 anos, pois com menos idade é preferível tentar o clareamento primeiro, exceto em casos que podem passar a ser a primeira opção (veja abaixo):
 
Saiba em que casos ela pode ser utilizada. Vamos lá..
 
Dentes muito restaurados, dentes escurecidos em que o clareamento não teve sucesso, manchas de formação ou de tetraciclina, fechamento de espaços, correção de aspecto anatômico de dente mal formado e de alinhamento.
 
É uma ortodontia instantânea.
 
Não tem nada a ver extração com faceta. Faceta é um toque final; portanto não é um dente condenado nem de longe.
 
Podem ser feitos outros tratamentos sem tirar a faceta: canal, cárie, limpeza.
 
Pode ser feita com a  faceta até uma ponte fixa se ela ainda estiver em bom estado, fora a vestibular que já não está.
 
É preciso avaliar com cautela para fazer facetas em pessoas com grande sensibilidade pois cada dente é um indivíduo; ele reage de forma diferente de pessoa para pessoa, além do metabolismo e do corpo do cliente que  também pode responder de forma  diferente.
 
Outra coisa importante é que estas facetas laminadas de porcelana, chegam a durar mais de 10 anos e, após esse período, podem ser refeitas. O melhor de tudo é que não há problemas mesmo para quem tem bruxismo (hábito de ranger os dentes, normalmente dormindo).O Dr. Lincoln Palumbo, especialista no assunto, diz que a  faceta mais antiga que ele já trocou tinha 13 anos. Ele explica que assim como os dentes naturais, ela também se desgasta. As pessoas mais velhas ficam com os dentes mais escuros principalmente porque o esmalte gastou e a camada mais profunda é mais escura.