Tratamento de Canal - Endodontia

Tratamento de Canal - Endodontia

Artigos - 29/03/2011

O que é Endodontia?
Endodontia é a especialidade que cuida da profilaxia (limpeza) e tratamento do endodonto e da região apical e periapical do dente. Resumindo, é a área da odontologia que trata o conteúdo interno da raiz ( “canal” ) e da parte externa, de sustentação do dente: cemento, membrana periodontal (que une o dente ao osso) estruturas  que não vemos a olho nú, apenas no microscopio. Além do osso, que forma a região apical e periapical do dente.

Quando é necessária a Endodontia?
O tratamento de canal é necessário quando há uma inflamação no dente.
Isso ocorre devido a uma cárie, ou um trauma, com ou sem  presença de bactérias. No caso das cáries, há presença de bactérias, que geram um “ estresse” nas células do dente pela  presença de toxinas e uma inflamação que se não diagnosticada com antecedência, será necessário o tratamento de canal.  Nos casos de trauma, a inflamação acontece por causa do esmagamento das estruturas de nutrição do dente ( vasos e nervo),  na ato da pancada.
Outro fator que leva ao tratamento de canal e quando há infecção no dente. Esse caso é decorrente de  cárie antiga  que não foi tratada , a inflamação do dente persiste, até que as bactérias atingem o interior do canal, local ideal para sua sobrevivência e multiplicação. Quando isso ocorre, já existe um grande número de microorganismos na região, os quais depois de algum tempo além de se multiplicar, também morrem. As bactérias mortas e seus produtos são muito agressivas, começa a ocorrer, então, a formação de PUS (o que significa DOR ).

Porque dói?
Sempre que há um processo inflamatório, há dor. Isso porque há aumento da vascularização na região e compressão dos vasos. O dente é um órgão  cercado por paredes duras. O sangue que, durante o processo inflamatório, aumenta significantenente não tem vazão, por isso temos a sensação de o coração esta batendo dentro do dente (latejando).
Outra possibilidade é a concentração de pus na região apical do dente, o qual não tendo por onde sair também gera muita dor,  inicia-se nesse momento um processo de reabsorção de osso até que o pus consiga exteriorizar-se – drenar - (Abcesso endodôntico – inchaço na região do dente afetado).

Como é feito o tratamento?
Nos casos de  inflamação, o tratamento pode ser feito em apenas uma sessão, na qual é removida toda parte inflamada  do canal, que é preparado com instrumentos especiais e no espaço que ficou “vazio”, introduzimos um material biocompatível, para obturar  o canal ( guta-percha).
No caso de haver infecção do canal e dos tecidos de sustentação do dente, o tratamento é dificultado pela presença de bactérias que deverão ser totalmente eliminadas antes da obturação do canal ( vedamento). E necessária, então, uma troca de curativo de hidróxido de cálcio( material capaz de fazer esse controle da infecção a longo prazo) entre as sessões, em media, 15 dias.

 E após o tratamento? E necessário algum cuidado?
Sim, é necessário a restauração do dente o mais breve possível para evitar a fratura da coroa ou recontaminação do canal por microorganismos da saliva.

Outro cuidado que se deve ter, e fazer controle clínico-radiográfico após6 meses. Se o dente apresenta lesão ósseo periradicular, os controles são realizados a cada 6 meses até o desaparecimento da lesão. No caso da lesão não regredir no período de 2 anos, e recomendável que se repita o tratamento de canal, ou se faça uma cirurgia apical, para tentar remover o problema e evitar a extração do dente.

 

A Dente com polpa infectada e lesão óssea.
B Tratamento de canal realizado em fevereiro de 1991.
C A radiografia tirada 5 anos depois mostra reparo total da lesão, com formação de osso no local onde havia a lesão.