Transformando sorrisos sem dor

Transformando sorrisos sem dor

Notícias - 18/05/2011

Lançado no país no final de abril, o Snap on Smile é uma alternativa não invasiva e indolor para pacientes que buscam um novo sorriso.

Ele consiste em uma prótese estética removível que recobre os dentes como uma capa, escondendo imperfeições, faltas de unidades dentárias e espaços entre os dentes.

O método foi desenvolvido nos EUA pelo dentista nova-iorquino Marc Liechtung , em 2003.

Nos EUA, o produto é utilizado por mais de 20 mil pacientes e a prótese foi lançada em outros países como Reino Unido, Itália, Espanha e Austrália. No mundo todo, mais de 35 mil pessoas já usam o produto. A prótese está disponível em dois formatos: o Snap On que recobre todos os dentes de cada arcada e o Snap It que recobre de três a cinco elementos dentais.

Experiência brasileira

Para o professor do Departamento de Prótese Dental da Faculdade de Odontologia da USP, Dr. Cláudio Sendyk, a técnica é a “nova odontologia”. Porém, ele afirma que o Snap on Smile não é unânime entre os colegas, assim como não foi o implante, que revolucionou e levantou questionamentos sobre sua eficácia, no início dos anos 1980.

No entanto, ele acredita que o método pode trazer novos pacientes para os consultórios dos dentistas. E explica que o produto é uma solução funcional e cosmética imediata podendo ser usado até quando o paciente optar por uma solução definitiva.

Professor de materiais dentários da USP, o Professor Doutor Paulo Capel lembra que os materiais usados na odontologia evoluíram e que muitos dentistas não acompanharam a evolução. Ele foi pioneiro na aplicação do método no país e explica os procedimentos da técnica.

1.    No consultório, é feito um molde da boca do paciente;
2.    Paciente escolhe formato e cor dos novos dentes;
3.    São tiradas fotos e preenchidos os formulários de especificação do material;
4.    O material é enviado para o laboratório nos EUA, que se responsabiliza pela confecção da prótese;
5.    De volta ao Brasil, o paciente retorna ao consultório para ajustes na prótese e já sai com o novo sorriso.

Veja o antes e depois