Saúde bucal dos brasileiros melhora nos últimos 7 anos

Saúde bucal dos brasileiros melhora nos últimos 7 anos

Notícias - 20/03/2011

 

De acordo com a segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, divulgada pelo Ministério da Saúde, o Brasil atingiu a lista de países com baixa prevalência de cárie.

O estudo mostrou que o índice de cáries na população brasileira diminuiu principalmente entre os jovens. Em 2003, 31% das crianças com 12 anos de idade estavam livres do problema, hoje o número chega a 44% proporcionalmente. 1,4 milhão de crianças deixou de adquirir cáries no período de sete anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável um índice que varie de 1,2 a 2,6. Na média, as crianças com 12 anos possuem 2,1 dos 32 dentes com algum desses problemas, em 2003, o número era de 2,8 dentes.

Outro dado importante apontado pela pesquisa, é que de 7 milhões de idosos que necessitam de prótese dentária nas duas arcadas, ou não tem ou tem em apenas uma.

Segundo os dados, a proporção de idosos afetados pelo problema caiu apenas um ponto percentual de 24% para 23%, entre os que precisam de prótese total, e de 16% para 15% entre os que necessitam de prótese parcial.