Saúde bucal do Idoso: Principais  cuidados durante a melhor idade

Saúde bucal do Idoso: Principais cuidados durante a melhor idade

Artigos - 08/04/2022

Do nascer ao envelhecer acontecem várias transformações no nosso corpo, nossa mente e, claro, nos nossos dentes. O tempo passa, mas o cuidado com a saúde bucal fica pra toda vida. Muita gente ainda cultiva a falsa ideia de que quando ficar idoso perderá os dentes, como se isso fosse um processo natural. Mas, a história não é bem assim.

De acordo com o dentista Cláudio de Sá Rêgo Fortes, desde que cuidados com muito afeto, os nossos dentes podem durar a vida inteira. "É possível ter um sorriso saudável ao praticar uma boa higiene bucal, com escovação e fio dental diariamente e com a redução do consumo do açúcar". Além disso, é importante continuar visitando seu dentista regularmente, como desde os tempos de criança. Certas coisas na vida nunca mudam, né?

Os problemas mais comuns

Apesar de todo cuidado, existem problemas bucais que são bem comuns nessa fase da vida e que você precisa conhecê-los. Quando a pessoa aprende a identificar suas condições bucais, o seu comportamento é condicionado pela percepção e pela importância dada a ela. Assim, fica mais fácil buscar ajuda.

O profissional destaca alguns problemas. "É comum a ocorrência de doença periodontal, que afeta gengiva e ossos que suportam o dente, cárie e lesões bucais pela má adaptação das próteses", explica. A xerostomia (boca seca) é outro incômodo nessa fase.

As próteses dentárias, porém, acabam se tornando mais frequentes na vida dos idosos. Popularmente conhecida como dentadura, esse utensílio está longe de ser algo assustador e, na verdade, é a solução para aqueles que não deram a devida atenção aos cuidados bucais e, infelizmente, perderam um ou mais dentes. Mesmo assim, isso não é motivo para desistir do seu sorriso.

Gerar saliva pode salvar seu sorriso

As pessoas mais velhas se queixam de sentir a boca seca com frequência. Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde. Beber muita água ou mascar chiclete pode ajudar a combater os sintomas, mas se não for tratado, o problema pode prejudicar seus dentes. Seu dentista é a melhor pessoa para recomendar o melhor tratamento.

Cuide bem da sua gengiva

Infelizmente, a gengivite é um problema que afeta pessoas de todas as idades, mas para aquelas que já passaram de 40 anos ela pode se tornar agravante por conta de vários fatores como a má alimentação, higiene bucal inadequada, doenças sistêmicas, estresse, fumo e alguns medicamentos que podem influenciar estes problemas.

A sensibilidade pode aumentar com a idade

Nessa fase é comum seus dentes ficarem mais sensíveis. Com o passar do tempo a gengiva vai se deslocando para cima fazendo com que a raiz dos nossos dentes, que não possuem a proteção do esmalte, fiquem expostas. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos quentes, frios e doces. Se seus dentes estiverem muito sensíveis, experimente um creme dental apropriado. Se o problema persistir, é melhor consultar o dentista, já que esta sensibilidade pode indicar a existência de cáries ou dente fraturado.

Escovar, sempre!

Usando ou não a prótese dentária, é muito importante realizar uma boa escovação todos os dias após as refeições. O uso de fio dental e enxaguante bucal vale para todo mundo, incluindo quem faz uso de um prótese removível.

Capriche na higiene da sua prótese

Algumas pessoas têm dúvidas de como realizar a higiene correta da prótese. Mas a verdade é que apesar de ser um processo que requer muito cuidado e paciência, não tem segredo algum. Quer ver só?

– Enxague bem a prótese para remover todos os resíduos alimentares;

– Em seguida, escove a prótese com sabonete neutro. É isso mesmo! O uso de creme dental na prótese pode danificar o material. O profissional ainda acrescenta uma dica. "Existe uma linha de produtos efervescentes para higienização química das próteses que pode auxiliar a pessoa nesse processo".

- Prefira uma escova com cerdas macias ou um escova especial para limpar próteses. Desta forma, podemos ter um resultado melhor após a escovação.

– E para garantir um hálito fresco, finalize escovando a língua e o céu da boca com o seu creme dental preferido.

Não guarde o seu sorriso em qualquer lugar

Na hora de dormir é importante deixar sua prótese em um lugar seguro e úmido. Ela não pode de forma alguma secar. "Quando não estiver usando, o ideal é colocá-la em um recipiente com uma solução de limpeza própria para próteses ou com água pura e fresca", indica Cláudio. Agora que não tem nenhum mistério, que tal praticar uma higiene adequada e esbanjar um sorriso branco e saudável por muitos e muitos anos?

 

Fonte: Sorrisologia