Saúde bucal: 4 cuidados diários preventivos para evitar problemas dentários

Saúde bucal: 4 cuidados diários preventivos para evitar problemas dentários

Artigos - 08/12/2021

Cuidar da saúde bucal está muito além de servir apenas para manter um sorriso bonito, sabia? As doenças orais estão aí e os cuidados de prevenção são importantes não apenas para eliminar o mau hálito ou acabar com a cárie, mas para evitar que problemas graves afetem sua boca.

O sorriso em dia não está relacionado apenas a estética, mas ao bem-estar de conseguir mastigar um alimento, a autoestima de falar sem sentir vergonha dos dentes e até mesmo aos cuidados de saúde da gengiva. Por isso separamos quatro dicas de cuidados diários preventivos para evitar problemas dentários:

A escovação diária é importante para a saúde dos dentes e pode ser feita sempre com um kit de higienização completo por perto: escova de dente, pasta, fio dental e enxaguante bucal.

Além disso, faça a escovação de forma circular para que limpe os espaços entre os dentes e também retire resquícios de alimentos que possam estar na gengiva.

Atenção ao consumo excessivo de doces

Quando consumido de forma exagerada, o doce é o inimigo da sua saúde bucal e serve de refeição para as bactérias da boca. Ingerido além do normal, serve de prato cheio para a formação de cáries.

Escovação da língua

Na hora de higienizar a boca, a escovação também passa pela língua. Esse processo é importante porque evita o mau hálito e até cáries, sabia?

Isso pode ser feito com a própria escova de dente ou com um limpador de língua. Se escolher a segunda opção, veja com o seu dentista o que melhor se adapta a sua boca.

Visite um dentista regularmente

Além do cuidado diário com a saúde bucal, é importante visitar, ao menos uma vez ao ano, um dentista para fazer uma limpeza de dente e recomendar tratamentos, caso seja necessário.

A prevenção é sempre o melhor remédio e, caso encontre problemas, fica mais fácil de ser tratado se for no início e evita com que doenças se agravem.

 

Fonte: ND Mais