Gengiva crescendo por cima do dente:  o que pode ser?

Gengiva crescendo por cima do dente: o que pode ser?

Artigos - 18/10/2023

A proporção entre o tamanho da gengiva e a coroa dos dentes tem impacto direto sobre a estética do seu sorriso. Apesar de não ser comum a alteração, algumas pessoas podem apresentar um aumento da gengiva sobre os dentes devido a alguns fatores. Muitas vezes, a alteração é quase imperceptível, mas em outras, chega a chamar bastante atenção e modifica a aparência do sorriso. A condição é provocada pelo crescimento excessivo do tecido gengival, um problema quase sempre associado ao acúmulo de placa bacteriana em razão de uma higiene bucal inadequada. Além do aumento do tamanho da gengiva, a região ainda pode ser acometida por inchaço, dor e sangramentos. Conversamos com a dentista Renata Horn sobre as causas do aumento da gengiva e quais os cuidados e tratamentos indicados.

Crescimento excessivo na gengiva é causado pelo aumento das células da região

Segundo a Dra. Renata, uma das principais causas de gengiva inchada ou crescendo sobre os dentes é a hiperplasia gengival. “A condição ocorre devido ao aumento do número de células da região, provocando o crescimento do tecido gengival para além do limite da coroa. O dente erupciona e a gengiva permanece cobrindo uma parte da coroa, enquanto deveria ter recuado apicalmente em um processo natural”, explica.  De acordo com a dentista, quando isso acontece, os dentes ficam com uma aparência mais curta e formato quadrado. O problema pode se manifestar parcialmente ou cobrir quase todo o dente. 

A Dra. Renata comenta que existem dois tipos de hiperplasia gengival que se diferem conforme a causa. Uma tem origem a partir de um processo inflamatório, normalmente resultado do acúmulo de placa bacteriana e higiene bucal inadequada. “A hiperplasia inflamatória é muito comum em pacientes que usam aparelho ortodôntico fixo. A dificuldade de uma higienização adequada, o acúmulo de biofilme provoca uma inflamação e a proliferação celular, levando ao aumento da gengiva ao redor do dente”. 

O outro tipo de  hiperplasia gengival é a medicamentosa. Como o nome já sugere, o quadro é causado pelo uso de determinados medicamentos, como anti-hipertensivos, imunossupressores e antipiréticos, citados pela dentista. “Nesse caso, o crescimento gengival não depende da inflamação para ocorrer, porém a dificuldade de higienização pode causar uma inflamação secundária”. 

Tratamento para hiperplasia gengival considera a gravidade e aumento do tecido

O tratamento para hiperplasia gengival é feito de maneira individualizada e de acordo com a causa do problema. Dra. Renata afirma que há casos em que é possível reduzir o tamanho do tecido gengival com terapia periodontal básica ou uma limpeza profissional para remoção da placa bacteriana. Contudo, em algumas situações, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. “O tratamento indicado é o aumento de coroa clínica, um procedimento cirúrgico com anestesia local e feito no consultório dentário. Essa abordagem vai além de uma solução estética que envolve devolver autoestima para os pacientes”, afirma a especialista. A cirurgia para tratar a hiperplasia gengival remove o excesso de tecido gengival. 

No caso da hiperplasia gengival por efeito colateral de medicamentos, o tratamento costuma ser mais simples. “Como a causa para a hiperplasia medicamentosa é a ingestão de determinadas medicações, a simples suspensão do uso tende a promover a volta ao estado normal da gengiva”, comenta a dentista. Entretanto, antes de cortar ou diminuir doses do remédio, é preciso buscar orientação com um profissional. 

Este artigo contou com a participação de:
Renata Horn - Mestre em implantodontia e especialista em periodontia e ortodontia. Idealizadora da técnica cirúrgica de transformação do sorriso gengival e controle de recidiva.

Fonte: Sorrisologia