Saiba dos riscos de clareamento dental com produtos de uso caseiro

Saiba dos riscos de clareamento dental com produtos de uso caseiro

Notícias - 16/04/2011

Sabe aquela história de que quando a esmola é demais, o santo desconfia? Na busca por dentes mais brancos, a escolha por soluções rápidas e caseiras pode causar mais frustração do que melhorar a estética e, consequentemente, a autoestima.

Segundo a professora Roberta Tarkany Basting, da Faculdade São Leopoldo Mandic, a maioria dos materiais para clareamento dental, como cremes dentais ouenxaguantes bucais, não apresenta efetividade, pois o produto ativo encontra-se em baixa concentração. Além disso, ela alerta para riscos da prática sem supervisãoprofissional. “Muitos dos cremes dentais chamados de branqueadores, por exemplo, apresentam agentes muito abrasivos que podem desgastar a estrutura dental”, afirma.

Orientadora de vários trabalhos de mestrado e doutorado sobre o tema, Roberta Basting lembra que o ideal é que a pessoa interessada em ter dentes mais brancosfaça uma consulta ao dentista. “As pessoas devem ter o cuidado de utilizar os produtos para clareamento de acordo com as orientações fornecidas pelo cirurgião dentista. O uso em demasia pode gerar danos à estrutura dental, maior sensibilidade dental eirritação gengival. Deve-se utilizar o produto mediante prévia avaliação pelo dentista para que os resultados sejam satisfatórios e de acordo com a causa da alteração de cor da estrutura dental”, explica.