Remédios para emagrecer afetam a saúde bucal

Remédios para emagrecer afetam a saúde bucal

Notícias - 28/07/2011

Com o assunto “Remédios Anorexígenos” em alta na mídia, é pertinente que outros tópicos relacionados à eles sejam tratados, como as consequências da sua administração na saúde bucal; não discutindo aqui se devem ou não ser banidos.

 

Os remédios anorexígenos atuam sobre o sistema nervoso central e causam, entre outros efeitos adversos, a diminuição da secreção salivar, ou "xerostomia". A saliva tem por principais funções digestão e facilitação da deglutição dos alimentos. Ela também “lava” a boca removendo restos alimentares retidos.

 

A sensação de secura bucal não só é desagradável, mas também causa mal hálito, ou halitose, a qual é ocasionada por diversos motivos.

 

Halitose

A halitose é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio e deve ser identificado e tratado. Existem mais de 50 causas e, em aproximadamente 90% dos casos, se manifestam na boca. 

Pode ser de origem fisiológica (hálito da manhã, jejum prolongado, dietas inadequadas), razões locais (higiene bucal deficiente, placas bacterianas retidas na língua  e/ouamígdalas, baixa produção de saliva, doenças da gengiva) ou mesmo razões sistêmicas (diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre e outros).