Ranger os dentes pode estar associado à doença respiratória

Ranger os dentes pode estar associado à doença respiratória

Notícias - 24/03/2011

 

De acordo com a pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em parceria com o serviço de pneumologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, placas que combatem apneia do sono e ronco foram mais eficazes contra o bruxismo que as tradicionais. Foram utilizadas placas de avanço mandibular, que combatem apneia do sono e ronco, em pessoas que rangem os dentes. 
Testada em 28 pacientes, a placa para ronco amenizou o problema em 27 pessoas. Os aparelhos para bruxismo apresentam sucesso em 40% dos casos. Não existe cura.
"O bruxismo aparece durante microdespertares do sono. A pessoa que têm dificuldades para respirar ou outros distúrbios do sono tendem a ter despertares mais frequentes", explica o cirurgião-dentista e coordenador do estudo, Márcio Lima Grossi.
Segundo ele, o bruxismo é um mecanismo fisiológico. "Todo mundo tem um pouco de bruxismo. É algo que acontece naturalmente". Entretanto, os sintomas de ranger os dentes ou pressionar as mandíbulas de modo a gastar o esmalte dentário ou provocar intensas dores de cabeça aparece em 30% dos brasileiros.
O estudante Daniel Balsa, de 26 anos, foi diagnosticado há 6. "Só fui saber que tinha quando meus dentes começaram a quebrar. Desde então uso a plaquinha para proteger os dentes enquanto durmo", diz. Ele afirma que o estresse e a falta de sono contribuem para uma pressão maior da mandíbula. "Algumas vezes fica pior, mas não acho que esteja só associado ao estresse."
"Esse distúrbio tem múltiplas causas. Não dá pra saber ao certo. Pode ser uma rinite alérgica, uma posição errada da mordida ou até mesmo o estresse", afirma a doutora em medicina do sono pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Cibele Dal Fabbro. "Por isso ninguém deve se submeter a tratamentos radicais irreversíveis", alerta.