Proteína da criação óssea pode melhorar sucesso do implante dentário

Proteína da criação óssea pode melhorar sucesso do implante dentário

Notícias - 27/04/2011

A utilização de uma proteína envolvida na criação do ossea para aumentar o seio maxilar pode melhorar a eficácia de implantes dentários. É o que aponta pesquisa desenvolvida pela Universidade da Georgia, nos Estados Unidos.

Os implantes dentários, parafusos que prendem os dentes permanentes protéticos, não funcionam se o osso em que eles estão ancorados são muito finos. O desgaste ósseo é uma causa e consequência comum após a perda do dente.

A solução atual envolve completar a área com enxertos ósseos para estabilizar a base do implante. Mas essa técnica é problemática, segundo os pesquisadores, principalmente porque envolve cirurgias adicionais para preparar o osso.

No atual estudo, Ulf M.E. Wikesjö e seus colegas constataram que o implante da proteína morfogenética óssea (BMP) no seio maxilar provoca a maior formação de novos ossos dentro de quatro semanas de uso em comparação com o enxerto ósseo convencional

"Nós descobrimos que a BMP induziu a formação óssea de maior qualidade após os enxertos, o que melhora as chances de sucesso dos implantes", observou Wikesjö. "BMP é fenomenal, porque é um verdadeiro produto de prateleira, com facilidade de uso que pode produzir resultados reais e que poderia ser o novo padrão de ouro para este procedimento."

De acordo com dados da Associação Americana de Cirurgiões Orais e Maxilo-facial, 69% dos adultos de 35-44 anos perderam pelo menos um dente devido à doença cárie ou trauma, e 26 % dos adultos por volta dos 74 anos perderam todos os dentes permanentes.

Antes de os implantes dentários estarem disponíveis, as únicas opções para a substituição destes dentes eram dentaduras e pontes dentárias, as quais poderiam levar à perda óssea. Implantes oferecem aos pacientes diversos benefícios, incluindo boa saúde oral, aparência, fala, conveniência, durabilidade e capacidade de comer.