Própolis usado no tratamento de canal

Própolis usado no tratamento de canal

Notícias - 22/04/2011

Produto natural, produzido pelas abelhas para vedar suas colméias e protegê-las contra microrganismos, a própolis apresenta propriedades antimicrobiana, antiinflamatória, cicatrizante, imunomoduladora, antimutagênica, conhecidas pela medicina popular e comprovadas na literatura científica. Por isso, o desenvolvimento de pesquisas envolvendo a própolis vem aumentando ano a ano.

Na odontologia, diversos estudos têm demonstrado sua efetividade em inibir a formação de placa bacteriana. A aplicação da própolis na terapêutica endodôntica ainda tem sido pouco explorada. Por apresentar todos os efeitos já citados, a própolis tem tudo para ser uma ótima opção de medicação intracanal, pois o tratamento endodôntico (tratamento de canal) sempre busca a diminuição do processo inflamatório no periápice e o completo reparo dos tecidos periodontais apicais.

Partindo desta hipótese, surgiu a proposta do desenvolvimento de uma fórmula a base de própolis para ser utilizada como medicação intracanal. Inicialmente foram testadas as atividades antiinflamatória e antimicrobiana de formulações líquidas desenvolvidas pelo laboratório de farmacotécnica da Universidade Estadual de Maringá-UEM, a partir de extrato bruto de própolis. Todos os testes em ratos foram desenvolvidos no Laboratório de Inflamação da Universidade Estadual de Maringá-UEM.

Os resultados encontrados foram promissores e deram subsídios para o desenvolvimento de formulações pastosas, as quais serão agora testadas através de uma parceria entre a Universidade Estadual de Maringá-UEM e a Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB/USP.