Programa de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal

Programa de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal

Artigos - 02/12/2011

A informação mais importante na prevenção do câncer bucal: tomando todos os cuidados, ele tem cura.

Câncer de boca.
Em 2005 ocorreram 13.470 novos casos de câncer de boca (10.060 casos entre os homens e 3.410 entre as mulheres), com cerca de 3.500 óbitos, sendo que o de maior prevalência é o carcinoma espinocelular.

Segundo estatística do Instituto Nacional de Câncer, a incidência de câncer de boca ocupa o 5º lugar entre o sexo masculino e o 8º entre o sexo feminino.
A maioria dos casos é diagnosticada tardiamente. O câncer de boca tem cura, principalmente quando tratado no início.

Qual a causa?
Os principais fatores que podem levar ao aparecimento do câncer de boca são: o vício de fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Quando fumo e álcool estão associados, o risco de desenvolver a doença aumenta mais de 100 vezes. No caso de câncer de lábios, a exposição ao sol é o principal fator, seguido do fumo.

Como aparece?
O câncer de boca aparece geralmente como uma úlcera ("ferida") que no início não dói e não tem tendência à cicatrização. Cresce continuamente.
O câncer de boca também pode se apresentar como alteração de cor (manchas brancas, vermelhas e/ou pretas) e aumento de volume ("caroços", "carnes crescidas", "bolinhas").

"Ferida" na boca que não desaparece em 21 dias deve ser avaliada pelo cirurgião- dentista.

Como é feito o diagnóstico?
A principal forma de se detectar precocemente o câncer bucal é pelo auto-exame da boca. Quando qualquer alteração for encontrada, deve-se procurar o cirurgião-dentista que irá avaliar a necessidade da realização de uma biópsia (remoção de pequeno fragmento para exame microscópico) para confirmação, ou não, do diagnóstico.

Como é o tratamento?
Após o diagnóstico realizado pelo cirurgião-dentista, o paciente será encaminhado para o tratamento oncológico, que, é feito basicamente por meio de cirurgia, associada ou não a radioterapia e quimioterapia.

O câncer de boca tem cura?
Sim. Se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada, o câncer pode ser curado na maioria dos casos. No Brasil, metade deles é diagnosticada tardiamente. A melhor maneira de reverter essa situação é com a informação e auto-exame de boca.

Todas as regiões da boca devem ser examinadas.

Procure um espelho em um lugar bem iluminado e verifique:

  Lábios
Língua (principalmente as bordas)
Assoalho (região embaixo da língua)
Gengivas
Mucosa jugal (bochecha)
Palato (céu da boca)
Tonsila ou amígdala