Pesquisa avalia relação entre diabetes mellitus e saúde bucal

Pesquisa avalia relação entre diabetes mellitus e saúde bucal

Notícias - 13/05/2012

Atualmente, quase 200 milhões de pessoas sofrem de diabetes mellitus em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Somente no Brasil, estima-se que 7,6% da população, na faixa etária de 30 a 69 anos, tenham a doença. Outras enfermidades acabam vindo associadas ao quadro, reduzindo a qualidade de vida dos pacientes, entre elas problemas de saúde bucal, como a periodontite e a gengivite. Isso é o que mostram Trícia Drumond-Santana e equipe da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em um estudo que teve como objetivo avaliar o impacto da doença periodontal na qualidade de vida de portadores de diabetes mellitus.

Participaram do trabalho 322 diabéticos, de ambos os gêneros, com idade entre 14 e 85 anos, matriculados e agendados para controle médico no segundo semestre de 2004, no Departamento de Endocrinologia do Hospital Dr. Ovídio Nogueira Machado, em Itaúna (MG). De acordo com artigo publicado na edição de março de 2007 dos Cadernos de Saúde Pública, “a doença periodontal tem maior prevalência e gravidade em indivíduos diabéticos quando comparados aos indivíduos não-diabéticos e o impacto na vida diária da doença periodontal nestes indivíduos é pouco relatado na literatura”.

Os pesquisadores observaram que 15,7% dos avaliados foram classificados como periodontalmente saudáveis, 35,2% apresentaram gengivite, 27,7% periodontite leve a moderada e 21,4% periodontite avançada. Os resultados demonstram ainda que aproximadamente 75% dos diabéticos apresentaram impacto negativo na qualidade de vida em pelo menos uma pergunta. Aqueles com periodontite relataram maiores impactos negativos. Incômodo na mastigação, desconforto pessoal e inibição foram os principais problemas citados.

Segundo os especialistas, estudos prévios sobre repercussão da condição bucal na qualidade de vida já haviam demonstrado que alterações da saúde bucal interferem negativamente na qualidade de vida das pessoas afetadas. “Os resultados do presente estudo confirmam essas observações e, indicam que é necessário o desenvolvimento de programas específicos com estratégias que minimizem os efeitos negativos da doença periodontal na qualidade de vida de indivíduos portadores de diabetes mellitus”.