Pesquisa associa dificuldade de aprendizado a doenças bucais

Pesquisa associa dificuldade de aprendizado a doenças bucais

Notícias - 28/03/2011

A American Dental Hygienists Association (Adha) está chamando a atenção de cirurgiões-dentistas e de autoridades para as consequências dos problemas de saúde bucal no aprendizado das crianças. A entidade enfatiza que a perda prematura de dentição acarreta problemas como baixa auto-estima, incapacidade de se comunicar e de manter a concentração.

Representantes da Adha aproveitaram o National Children´s Dental Health Month, evento promovido pela entidade que acontece todo mês de fevereiro, para divulgar dados do governo americano sobre o assunto. Segundo estudos do Office of Disease Prevention and Health Promotion, uma saúde oral deficiente está diretamente ligada à baixa performance escolar, dificuldades no relacionamento social e fracassos na vida adulta.

A Adha ainda recomendou aos cirurgiões-dentistas presentes que orientassem os pais quanto aos sintomas que podem surgir em seus filhos, tais como ansiedade, cansaço, irritabilidade e depressão. A observação é fundamental, pois crianças geralmente são incapazes de comunicar a dor de forma específica. Para encorajá-las ao cuidado oral, a Adha recomenda programas de reeducação em Saúde Bucal nas escolas e maior atenção diante de pequenos sinais dados pela criança.