Perda de dentes pode estar relacionada ao fumo

Perda de dentes pode estar relacionada ao fumo

Notícias - 24/04/2011

Quem é fumante já foi alertado por diversas vezes sobre o mal que faz à saúde, mas parece que a cada ano, pesquisas, evidenciam como o cigarro pode ser prejudicial para o ser humano. Segundo pesquisa, quem fuma tem quatro vezes mais chances de contrair periodontite, doença que causa a destruição do osso que sustenta os dentes.

Além do câncer de boca estar relacionado ao cigarro, perder os dentes é apenas um dos agravantes. O fumo aumenta a descamação da mucosa oral, provoca aquecimento da gengiva e inflamação do tecido, além do mais, causa a destruição do tecido ósseo, podendo resultar na perda total do dente.

Segundo estudiosos, depende da gravidade, como tempo de fumo, volume e falta de cuidados com a higiene bucal, a pessoa pode ter a destruição do tecido ósseo ao ponto de impedir a colocação do implante. “O fumante precisa tomar cuidado com os perigos que o vício pode causar. Por isso é preciso frequentar o dentista e o médico, que ajudarão a manter uma boca e uma vida saudável”, salienta a tutora do Portal Educação, odontóloga Christiane Toriy.

No estudo realizado por Elizabeth Krall Kaye, Ph.D., epidemiologista e professora de política de saúde e serviços de pesquisa em saúde na Boston University's School of Dental Medicin, ficou constatado que pessoas que fumam cigarro têm uma probabilidade até 70% maior de precisar fazer tratamento de canal (endodôntico) quando comparados a não fumantes.