Odontologia: Laser de alta potência auxilia o tratamento de canal

Odontologia: Laser de alta potência auxilia o tratamento de canal

Notícias - 01/08/2011

Não é raro ouvirmos entre conhecidos a famosa frase: vou ter que tratar um canal. Mas o que é um canal? Este problema é a evolução de uma cárie profunda que não foi tratada e é caracterizado pela infecção ou morte da polpa do dente, causadas por bactérias. Para a solução é necessário a remoção de toda a polpa, que é um tecido localizado na parte interna do dente.


O tratamento é realizado conforme cada caso durante visitas ao consultório do cirurgião-dentista. “Resumidamente são necessários para tratar o canal: anestesia, abrir o dente, remover a polpa, esterilizar o canal e realizar um fechamento provisório. Na segunda consulta, a restauração temporária é removida e a cavidade é preenchida permanentemente por um material especifico. Por fim dá-se acabamento ao dente para ficar semelhante ao natural”, explica o cirurgião-dentista e diretor técnico da Simplan Implante Dentário, Dr. Gabriel Lembo.
Todo este processo costuma ser demorado e é o motivo da queixa de muitas pessoas. Mas este cenário pode fazer parte do passado.

Isso porque, hoje, a tecnologia proporciona uma alternativa eficaz para auxiliar o cirurgião-dentista em todo este procedimento e promover mais conforto ao paciente. “O Laser de Alta Potência é um aliado importante no tratamento do canal e outros procedimentos odontológicos. Neste caso, atua como desinfectante. Após a remoção da polpa, inserimos fibra óptica dentro da cavidade e aplicamos o Laser. O processo é mais rápido, e ainda garante uma desinfecção o que diminui a possibilidade de retratamento no mesmo dente”, completa.


O Laser de Alta Potência é uma tecnologia alemã e está disponível somente em algumas clínicas do país. Pode ser usado na remoção de tártaro, herpes, cáries, entre outros procedimentos. “É um aparelho inteligente, que consegue distinguir o que tem que ser removido e o que é saudável da estrutura dental, eliminando apenas o que é nocivo ao dente”, finaliza.