O que é chupeta ortodôntica?

O que é chupeta ortodôntica?

Artigos - 05/08/2021

A chupeta é uma fonte necessária de conforto para muitas crianças, mas é natural querer saber se seu uso é arriscado para o seu bebê. Chupar o dedo é melhor? O que é chupeta ortodôntica? Leia aqui o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu filho.

Implicações para a saúde do hábito de chupar chupeta ou de chupar o dedo
Quando se trata de chupar chupeta ou chupar o dedo, é impossível controlar a preferência do bebê. De acordo com o Hospital Infantil C.S. Mott, nenhum deles é mais preferível que o outro do ponto de vista médico, e cada hábito tem prós e contras específicos.

Crianças pequenas que chupam chupeta correm um risco um pouco maior de desenvolver infecção de ouvido em comparação com bebês que chupam o dedo. Mas no momento de incentivar os filhos a abandonar esse hábito, os pais de crianças que chupam o dedo têm maior dificuldade do que os pais de crianças que chupam chupeta, que pode simplesmente ser tirada quando não é mais apropriada para a idade. Além disso, os bebês que chupam o dedo podem ser menos propensos a ter dificuldades com a amamentação, mas são mais propensos a problemas dentários se continuarem a chupar o dedo além dos 4 anos de idade.

Chupetas ortodônticas versus convencionais
A variedade de tipos de chupeta que os pais encontram no mercado torna a escolha difícil. O médico pediatra, dentista infantil ou mesmo clínico geral pode dar conselhos sobre qual tipo é melhor para seu bebê, mas pode ser útil entender as principais diferenças entre eles. O Centro Médico da Universidade de Rochester explica que as chupetas são feitas de látex, plástico macio ou borracha de silicone, embora as chupetas feitas de silicone sejam preferíveis àquelas feitas de látex ou plástico. Isso porque a superfície lisa do silicone é menos favorável para a proliferação de germes.

Normalmente, as chupetas são classificadas como não ortodônticas ou ortodônticas. As não ortodônticas são do tipo convencional ou tradicional. A parte de uma chupeta não ortodôntica que fica na boca da criança é arredondada como uma lâmpada. Já as chupetas ortodônticas são mais planas e quadradas.

Possíveis vantagens da chupeta ortodôntica
Uma chupeta ortodôntica é feita para imitar o formato do mamilo da mãe enquanto a criança está mamando, e esse tipo de chupeta se adapta ao movimento natural da língua do bebê, como explica o Centro Médico da Universidade de Rochester.

O tipo de chupeta que você escolher também pode afetar a saúde dentária e os hábitos orais do seu bebê. Um estudo publicado na BMC Pediatrics afirma que os bebês que chupam chupeta ortodôntica têm menos probabilidade de ter problemas de má oclusão (mordida). Talvez isso se deva, em parte, ao fato de que as chupetas não ortodônticas exigem o uso excessivo do músculo bucinador, enquanto as chupetas ortodônticas não exigem. O estudo também descobriu que bebês que receberam uma chupeta ortodôntica antes dos 3 meses de idade eram menos propensos a desenvolver hábitos de chupar o dedo ou outros maus hábitos de saúde bucal.

Muitos bebês e crianças pequenas adoram sua chupeta, mas os pais às vezes se preocupam com os riscos que ela oferece. Se você estiver preocupado com a possibilidade de dar uma chupeta a seu filho, ou se não tiver certeza de qual tipo é o melhor para as necessidades dele, converse com o pediatra ou dentista. Uma chupeta ortodôntica pode ser exatamente a escolha certa para proporcionar conforto e ajudar seu bebê a dormir.

Fonte: Colgate