O hábito de ranger os dentes

O hábito de ranger os dentes

Artigos - 26/06/2014

Cada pessoa lida com o excesso de estresse de maneira diferente. Há pessoas que desenvolvem uma úlcera, outras desenvolvem pressão arterial alta e outras rangem ou apertam os dentes.

 

O estresse, acredita-se, é a principal causa para as pessoas rangerem e trincarem os dentes, de acordo com os pesquisadores. No passado, uma maloclusão (a maneira que seus dentes se encaixam) era a culpada, e os dentistas diminuíam os dentes na tentativa de reajustar a mordida.

 

Há uma pequena porcentagem dos casos em que os hábitos do sono são os responsáveis. E as razões pelas quais as crianças rangem os dentes ainda não estão claras.

 

Ironicamente, a pessoa que range os dentes regularmente pode ter menos danos do que quem range de vez em quando, mais ou menos como no caso do atleta de final de semana que não está preparado para atividades intensas. Quem range regularmente pode desgastar os dentes, mas seus músculos ficam mais fortes com o hábito.

 

Trincar os dentes pode fazer mais mal do que ranger, já que, embora sua mandíbula seja projetada para mastigar, ela não foi projetada para trincar.

 

 

Dicas para quem range os dentes:

Use uma proteção noturna - seu dentista pode fazer um aparelho de plástico ou acrílico para você usar à noite. Embora ele não faça você parar de ranger os dentes, vai redistribuir as forças do movimento e impedir que seus dentes se desgastem. Mas seu dentista vai pedir que você vá ao consultório regularmente para procurar qualquer deslocamento de dentes ou cáries resultantes de usar esse aparelho. Lembre-se, no entanto, de que para que a proteção noturna funcione, é preciso que você lembre de colocá-la.

 

Fique de boca fechada, mas deixe os dentes separados - seus dentes devem se tocar somente ao mastigar ou engolir. Solte o maxilar e sinta os músculos relaxarem, e então tente manter essa sensação.

 

Tome um banho quente antes de ir para a cama - o calor da água pode relaxar os músculos do maxilar temporariamente.

 

Pratique exercícios - uma caminhada ou outro exercício leve pode ajudar a aliviar um pouco da tensão e do estresse que está causando o bruxismo.

 

Lembre a si mesmo - se você trinca os dentes durante o dia, pense em maneiras para se lembrar de não fazer isso. Por exemplo, coloque um ponto vermelho no telefone, adesivos no seu relógio de pulso ou mesmo um barbante no dedo para lembrar de manter o maxilar relaxado.

 

Alivie o estresse - o estresse é uma das coisas que mais contribuem para o bruxismo, então, se você conseguir reduzir o estresse, provavelmente vai reduzir o bruxismo também.

 

Aprenda maneiras para lidar com o estresse - consulte um psicólogo ou psiquiatra. Faça um curso sobre positividade. Pratique técnicas como relaxamento progressivo ou mentalização guiada ou auto-hipnose. Ouça fitas de relaxamento. Em outras palavras, encontre algo que lhe ajude a conviver melhor com o estresse presente em sua vida.

 

Tome um analgésico leve - Ibuprofen, por exemplo, pode anestesiar a dor e ajudar a relaxar músculos tensos.

Aplique calor - um calor úmido é o melhor. O método mais simples para isso: coloque uma toalha de rosto na água quente, torça-a e segure sobre o seu maxilar. Também é possível usar uma almofada elétrica, mas o calor com umidade tem uma melhor penetração.

 

Massagem - funciona com o resto do seu corpo, então experimente massagear suavemente os músculos do maxilar.

 

Dê um descanso aos músculos do seu maxilar - diminua a quantidade de bifes, pães com casca dura, pipoca, chiclete e outros alimentos que dão trabalho para a nossa mandíbula, especialmente quando estiver sentindo muito desconforto.

Estas dicas devem lhe ajudar a diminuir a sua dor no maxilar e controlar o bruxismo antes que seus dentes virem poeira.