O fim do sorriso metálico

O fim do sorriso metálico

Artigos - 01/09/2012

Saiba mais sobre a ortodontia lingual, técnica que corrige os dentes sem interferir no visual

Um aparelho ortodôntico invisível, que não interfere na aparência, apresenta os mesmos resultados do aparelho convencional e pode ser indicado para o tratamento de qualquer tipo de oclusão na arcada dentária. Essas são as características da ortodontia lingual, método que consiste no estudo e aplicação de aparelhos na face interna dos dentes. Diferentemente das versões dealinhadores removíveis, em voga nos últimos anos e que nada mais são do que a aplicação de estruturas em material transparente na face externa dos dentes, semelhantes a aparelhos móveis; os aparelhos linguais trazem outros benefícios além da estética a quem opta por esconder atrás dos dentes os famosos bráquetes, ferrinhos e elásticos dos aparelhos tradicionais.

A ausência de contato com as bochechas e a parte interna dos lábios, tendo como consequência menos desconforto, é um deles. É o que explica o Dr. Júlio Pedra e Cal Neto, um dos principais especialistas em ortodontia lingual no Rio de Janeiro, doutor e mestre em odontologia (ortodontia) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e professor adjunto na disciplina de ortodontia na Universidade Federal Fluminense (UFF/NF):

- O aparelho lingual tende a ser mais confortável do que o convencional. Por ser colocado na parte posterior dos dentes, o formato dos bráquetes é bem menor, e o processo que vai desde o planejamento à colocação é totalmente personalizado, dando maior conforto ao paciente, já que tudo é feito de acordo com a anatomia de quem vai usar o aparelho, e oferecendo resultados ainda mais confiáveis. Outro ponto favorável é que o aparelho não projeta os lábios para a frente, por conta do volume representado pelos bráquetes, elásticos e arcos entre os dentes e parte interna dos lábios, como acontece com o tradicional.

Outra vantagem do método, talvez a maior delas, é a percepção precoce dos resultados do tratamento. Livre da estrutura metálica ou de resina, o paciente tem a possibilidade de enxergar instantaneamente os avanços do tratamento. Grande parte dos pacientes busca um sorriso mais bonito, e desta forma parece contraditório se submeter a um tratamento que comprometerá sua aparência por um período de até dois anos, pela presença dos acessórios ortodônticos mascarando o sorriso, como acontece tradicionalmente. “Já no primeiro mês o paciente consegue perceber algum tipo de evolução. Isso é muito interessante porque, com a empolgação de ver que o processo está dando resultado, a pessoa fica mais receptiva e coopera bastante com o tratamento. Ou seja, mais chances de ela levar o tratamento até o fim fazendo tudo o que o ortodontista orienta”, comenta Dr. Julio.

No quesito benefícios estéticos, seja em prol da beleza ou outros motivos comportamentais, os aparelhos linguais são uma saída pra lá de interessante. Eles são os queridinhos da vez de quem precisa consertar graves oclusões dentárias ou, também, de quem quer deixar os dentes ainda mais alinhados e bonitos, e daqueles que seja por qual motivo for, não querem ter uma estrutura metálica e reluzente atrapalhando o visual ou, até mesmo, comprometendo a imagem profissional.

 

- Além das mulheres, mais preocupadas com a beleza e, por isso, público número um de minha cadeira, homens com cargos profissionais elevados ou que exijam uma aparência mais séria e experiente, têm buscado cada vez mais a ortodontia lingual - comenta o Dr. Júlio Pedra e Cal, afirmando que a procura pelo método por parte de pais de adolescentes é também crescente. De acordo com o especialista, os pais veem na técnica mais chances de adesão dos filhos rebeldes ao tratamento, já que o aparelho não fica à mostra, comprometendo o visual nessa fase, tão ávida por aceitação estética e social.

Outro público para quem os aparelhos linguais representam um grande aumento na qualidade de vida é o composto por esportistas, sujeitos a traumas e machucados durante os treinos.

- Com o aparelho na parte posterior dos dentes, sem contato com a parte inferior dos lábios, o risco de ferimentos sérios por conta de acidentes é bem menor, dando mais segurança e liberdade aos praticantes de esportes – complementa o especialista.

Noivas também compõem um número significativo na agenda de Dr. Júlio. Celebridades, jornalistas de televisão, modelos entre outras pessoas que trabalham com a imagem também têm buscado cada vez mais esse tipo de técnica, que traz resultados eficientes sem custar um preço alto na hora de olhar no espelho.

Surgida na década de 70, quase simultaneamente no Japão e Estados Unidos, e muito difundida e aplicada na Europa, a ortodontia lingual é uma especialidade bastante utilizada, com constante aperfeiçoamento técnico e científico. “Novos formatos de bráquete tem sido desenvolvidos, em menor tamanho, para maior conforto dos pacientes, e o universo da pesquisa em torno do tema é cada vez mais promissor”, afirma Dr. Julio Pedra e Cal, referência para abordar o tema em congressos nacionais e palestrante em seminários e eventos internacionais.