O CUIDADO COM OS DENTES PODE AJUDAR PESSOAS COM DIABETES

O CUIDADO COM OS DENTES PODE AJUDAR PESSOAS COM DIABETES

Notícias - 03/06/2011

Estudo mostrou que tratar a doença periodontal grave em pacientes com diabetes pode ajudar a reduzir seus níveis de açúcar no sangue.

Pesquisadores da Universidade de Edinburgh descobriram que a redução da inflamação das gengivas em pacientes com diabetes pode ajudar a reduzir o risco de complicações graves associadas à condição, como problemas oculares e problemas cardíacos. O estudo analisou os resultados de pesquisas anteriores sobre a relação entre o diabetes e a doença de gengiva grave, conhecida como doença periodontal.

A equipe analisou os resultados de três estudos anteriores para mostrar que existe um benefício pequeno, mas significativo para o tratamento da doença periodontal em pessoas com diabetes.

Os pesquisadores acreditam que quando as bactérias infectam a boca e causam inflamação, as alterações químicas resultantes reduzem a eficácia da insulina e aumentam os níveis de açúcar no sangue. O tratamento odontológico para reduzir esta inflamação pode, portanto, ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue dos pacientes diabéticos.

A equipe diz que suas descobertas destacam a necessidade de médicos e dentistas trabalharem em conjunto no tratamento de pessoas com diabetes.

“De longe o aspecto mais importante da gerência do diabetes é o uso de insulina, medicamentos e dieta para controlar os níveis de açúcar no sangue, mas manter uma boa saúde dentária é algo que pacientes e profissionais de saúde também devem reconhecer como fator de ajuda”, avalia o pesquisador Terry Simpson. “Embora o benefício em termos da gestão de insulina seja pequeno, qualquer coisa que pudermos fazer para promover o bem-estar das pessoas com diabetes deve ser saudado”.

Os pesquisadores afirmaram que há necessidade de mais pesquisas para compreender totalmente a relação entre as condições.