Novo dispositivo põe fim ao medo da broca dentária

Novo dispositivo põe fim ao medo da broca dentária

Notícias - 30/08/2016

Um dispositivo inovador que promete pôr fim ao barulho da broca dentária pode significar o fim da ansiedade e medo às idas ao dentista, de acordo com especialistas do King´s College de Londres, Brunel University e London South Bank University.

 

 

Já é sabido que o som da broca dentária é o que mais causa ansiedade em relação ao tratamento dentário, e alguns pacientes chegam até mesmo a evitar ir ao dentista por conta disso. Este novo dispositivo pode ajudar essas pessoas já que ele funciona de modo semelhante aos fones de ouvido com cancelamento de ruído, mas é projetado para lidar com o tom elevado da broca dos dentistas.  Os pacientes simplesmente conectam o dispositivo em seus aparelhos de MP3 ou telefone celular, e então ligam seus fones de ouvido no dispositivo, permitindo a eles escutar suas músicas enquanto bloqueiam completamente o som desagradável da broca e do equipamento de sucção. Os pacientes ainda conseguem escutar o dentista e outros membros da equipe odontológica falando com eles, mas os sons indesejáveis são filtrados pelo dispositivo.

Contendo um microfone e um chip que analisa a onda sonora recebida, o dispositivo produz uma onda invertida para cancelar o ruído indesejado. Ele também usa a tecnologia chamada “filtragem adaptativa”, onde filtros eletrônicos buscam por determinadas ondas sonoras e as removem, mesmo se a amplitude e a frequência mudam quando a broca está sendo usada.

No entanto, o produto ainda não está disponível no mercado. De acordo com especialistas, o bom do aparelho é que ele não custará muito caro para os dentistas e qualquer paciente que tenha um MP3 poderá se beneficiar dele, sem custo extra.