Mau hálito pode ser um sintoma de outras doenças

Mau hálito pode ser um sintoma de outras doenças

Artigos - 11/08/2016

Provavelmente você conhece alguém que tem mau hálito. Assim sabe, que tão incômodo quanto o mau cheiro, é pensar na ideia de alertar a pessoa sobre o problema.

A questão é que o odor ruim nem sempre é consequência de falta de higiene bucal. A halitose, nome científico, pode estar associada a algumas doenças. Esofagite, refluxo, gastrite e problemas intestinais, além de diabetes e problemas no fígado. E essas doenças podem ser as causas do odor desagradável na boca. Nestes casos o mau hálito deve desaparecer com a cura do problema.

 

 

A falta de saliva também é capaz de provocar mau hálito. Vale lembrar que o quadro é comum pela manhã, quando a pessoa acaba de acordar. Se o odor for provocado por problemas na boca, e não o sistema digestivo, por exemplo, é mais fácil de contornar.

Um dentista pode orientar no tratamento quando a situação está restrita a higiene oral. O profissional realizará procedimentos como limpeza dos dentes e gengivas ou remoção de placas bacterianas. Lembrando que escovar os dentes corretamente, realizar a higienização da língua e usar fio dental diariamente é fundamental.

O mau hálito é provocado por bactérias que soltam gazes de enxofre.

Pesquisas apontam que, no Brasil, cerca de 40% da população sofre com este problema. A média mundial é menor, de 15% a 28%.