Flúor: Remédio ou veneno?

Flúor: Remédio ou veneno?

Artigos - 05/07/2012


flúor é um mineral largamente distribuído pela natureza e mundialmente conhecido pelo seu alto poder na prevenção da cárie dentária. Ele se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes. 



Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde têm recomendado o uso do flúor nos suprimentos de água potável e conseguiu baixar de forma espetacular o índice de cárie na população.

No entanto, um tipo de lesão dentária tem sido cada vez mais frequente na população: aFluorose. Ela causa alterações de cor do esmalte, que pode ficar esbranquiçado ou exibir manchas brancas. 

Nos casos mais graves, adquire uma coloração acastanhada ou marrom, podendo haver perda de estrutura dental e o dente tornar-se mais frágil e fácil de desgastar. 

causa da fluorose é o uso excessivo de flúor, seja pela utilização de complexos vitamínicos contendo flúor ou simplesmente pela ingestão de produtos fluoretados em municípios onde já existe água de abastecimento fluoretada. 

A pasta dental e o enxaguatório, que muitas crianças engolem durante a escovação, são produtos que podem ter concentrações de flúor significantes. 

fluorose deve ser tratada nos casos em que a estética é muito prejudicada e começa a incomodar o paciente. As técnicas disponíveis para tratamento vão de um microdesgaste do esmalte até técnicas restauradoras tradicionais.

O conhecimento popular já dizia: a diferença entre o remédio e o veneno é a dose ingerida. Portanto, o mais importante é prevenir.