Especialistas alertam: “beliscar” à noite faz mal para os dentes

Especialistas alertam: “beliscar” à noite faz mal para os dentes

Notícias - 02/06/2011

Pesquisadores dinamarqueses, em parceria com estudiosos dos Estados Unidos, analisaram documentos médicos de 2.217 pacientes e concluíram que o hábito de comer no meio da noite pode aumentar o risco de perda dentária – independentemente do tipo de alimento ingerido.

A equipe da Universidade de Copenhague concluiu que a causa dos estragos é a mudança no fluxo da saliva. Durante a noite, a boca tende a secar, e a saliva é um importante ator na remoção de restos de comida.

Dos pacientes analisados, 173 (ou 8%) são “comedores noturnos”. Eles teriam o hábito de consumir um quarto ou mais de suas calorias diárias depois do jantar ou acordar no meio da noite pelo menos duas vezes por semana para beliscar.

Ao estudar os documentos dos participantes ao longo de um período de seis anos, os pesquisadores perceberam que os “comedores noturnos” acabavam perdendo mais dentes que os demais, mesmo ao levar em conta outros fatores como idade ou consumo de drogas e açúcares.

Orientação – Enquanto os dentistas não são capazes de fazer seus pacientes evitarem beliscar durante a noite, o médico Jennifer Lundgren e sua equipe ressaltam que eles, pelo menos, devem informá-los sobre os riscos associados à prática. “Os pacientes que têm esse hábito devem ser avisados das implicações disso para a saúde oral, recebendo a devida educação para manter a saúde bucal e tratamento apropriado”, reforçam.

O cientista e professor Damien Walmsley explica que comer quando a boca está seca acentua o impacto do açúcar e de ácidos presentes nos alimentos nos dentes. “Para minimizar os danos, é importante escovar os dentes duas vezes ao dia com pasta de dente com flúor, sendo uma dessas escovações imediatamente antes de dormir”, orienta. Ele também aconselha o consumo de água pura pelo menos uma hora antes da última escovada de dentes do dia.