ESPECIAL MÃES: Cuide do primeiro sorriso que o seu bebê vai ver. O SEU!

ESPECIAL MÃES: Cuide do primeiro sorriso que o seu bebê vai ver. O SEU!

Artigos - 06/05/2014

Gravidez

O aumento do nível das hormonas durante a gravidez pode provocar inchaço nas gengivas, sangramento e alguma irritação na boca. Os procedimentos dentários preventivos não são apenas seguros como recomendados para evitar infeções orais como a infeção das gengivas – que pode provocar parto prematuro. O tipo de trabalho preventivo como o check-up dentário é essencial numa grávida.

 

 

 

Restauração e outros trabalhos dentários

Trabalhos de restauração de dentes como o tratamento de cáries e colocação de coroas dentárias durante a gravidez devem ser feitos para evitar infeções. Porém, se algum tipo de trabalho dentário for realizado deve de o ser idealmente no segundo trimestre de gravidez, até porque quando chegar ao terceiro trimestre pode ser bem mais desconfortável estar algum tempo deitada na cadeira do dentista.

Idealmente deverá é fazer todo o tipo de procedimentos dentários depois do parto. Mas sabe-se que nem sempre isso é possível e por vezes extrações de dentes ou desvitalizações tem mesmo de ser feitas durante a gravidez.

Tratamentos dentários como branqueamento dentário ou outros procedimentos cosméticos devem ser adiados para depois do parto.

 

Anestesia dentária e antibióticos

Se de facto algum tipo de tratamento que necessite de anestesia for efetuado, a anestesia administrada deve sempre ser em menor quantidade possível, mas a suficiente para não sentir desconforto. Se estiver a sentir alguma dor deve de pedir mais anestesia ao dentista, pois o nível de stress transmitido ao bebé como o provocado pela dor pode ser mais prejudicial que a restante quantidade de anestesia a ser administrada. 

Por vezes podem ser necessário o uso de antibióticos para tratar algum tipo de infeção. Alguns antibióticos como a penicilina poderão ser prescritos, pois são considerados seguros durante a gravidez.

 

Radiografias

Idealmente as radiografias que se fazem anualmente à totalidade da boca devem ser adiadas para depois do parto. Porém de acordo com a gravidade da situação pode ser necessário fazer uma pequena radiografia ou mesmo uma maior. O desenvolvimento fetal ocorre durante o primeiro trimestre de gravidez, por isso nesta altura é melhor evitar o mais possível qualquer tipo de riscos incluindo radiografias. Se de facto não for nenhuma urgência o tratamento deve ser adiado para o segundo trimestre ou se possível para depois do parto. No terceiro trimestre não convém estar muito tempo deitada de costas logo se puder adiar o tratamento para depois do parto em consonância com o seu médico, faça-o.

 

Previna-se antes

Se está a pensar em engravidar então faça uma visita ao seu dentista para um check-up à sua saúde oral, prevenindo e tratando possíveis problemas que possa vir a ter, evitando assim a necessidade de os tratar durante a gravidez.