Escovas dentárias podem ser um veneno à saúde

Escovas dentárias podem ser um veneno à saúde

Notícias - 17/03/2011

 

Elas estão expostas, na maioria das vezes em cima da pia do banheiro, em local úmido, ficam com resto de comida e são utilizadas por mais de seis meses. Sabe do que estou falando? Das escovas de dente, elas são muito perigosas à saúde bucal quando usadas erroneamente. Devem ficar guardadas e serem inutilizadas em dois meses de uso.

Os fungos e bactérias adoram se proliferar nas escovas dentárias. Por isso, é importante que após o uso seja feita a higienização correta. Deixe as cerdas de molho por dez minutos em um recipiente com antisséptico bucal ou solução à base de clorexidina, produtos facilmente encontrados na farmácia. Um dos processos é lavar corretamente as cerdas de vez em quando. Além de trocar a escova dentária com frequência.

Uma pesquisa realizada pela Veris Faculdades, em Campinas, analisou a presença de diferentes tipos de micro-organismos no utensílio, inclusive coliformes fecais e outras bactérias que podem causar problemas gastrointestinais e febre.

Dez escovas foram analisadas pelas pesquisadoras Tássia Bulhões e Adriana Perez. Entre elas, cinco com dois ou três meses de uso e as outras cinco com apenas um mês. Segundo as pesquisadoras todas as escovas apresentaram micro-organismos, mas aquelas usadas por apenas 30 dias tiveram índices bem mais baixos.

Cada escova com mais de um mês de uso continha uma média de 1.100 coliformes fecais, 11 mil bactérias do tipo estafilococos coagulase negativa e cerca de 6.500 bolores e leveduras. Aquelas usadas por somente 30 dias apresentaram apenas 13 estafilococos, uma colônia de fungos e poucos coliformes fecais. A bactéria Pseudomonas aeruginosa, encontrada nas escovas usadas por mais tempo, não apareceu nas mais novas.

“Este estudo apresentou pela primeira vez um resultado quantitativo de bactérias. Com ele é possível notar que o ideal é a troca a cada mês da escova, pois a maioria das pessoas não executa a higienização da mesma corretamente, o que pode trazer vários males para a saúde”, salienta a odontóloga, tutora do Portal Educação, Christiane Toriy.