Escovação dental errada pode prejudicar os dentes

Escovação dental errada pode prejudicar os dentes

Notícias - 12/05/2011

 

A saúde bucal é essencial para manter todo o corpo saudável. No entanto, a ânsia por uma boa escovação pode levar a equívocos. “Muitas pessoas não sabem a técnica ideal para escovar os dentes, não conhecem os produtos mais eficazes e exageram na quantidade de pasta e antisséptico oral”, informa o Cirurgião-Dentista e Professor, Mestre e Doutor em Odontologia da Uniban, Hugo Lewgoy.


A bióloga Patrícia Gomes é cuidadosa quando o assunto é a limpeza dos dentes. “Escovo meus dentes imediatamente após as refeições. Geralmente, uso uma escova dental com cerdas duras, pois acredito que ela limpa mais intensamente, e coloco uma boa quantidade de pasta dental, que proporciona um hálito mais refrescante, além do uso do antisséptico bucal”, afirma.

Assim como ela, muitos brasileiros possuem a mesma rotina. Embora pareça ser o procedimento correto, Lewgoy alerta que não é exatamente dessa maneira que se deve escovar os dentes. Ele explica que é um erro achar que a escova com cerdas duras são mais eficientes. Pelo contrário, elas agridem os dentes e a gengiva. “A escova mais indicada deve ser ultramacia e com grande quantidade de cerdas, que proporcionem maior efetividade sem agredir o esmalte dos dentes e a gengiva”.

A cárie é considerada a doença crônica mais comum do mundo. Estima-se que aproximadamente cinco bilhões de pessoas, ou 88 % da população mundial, tenha cárie.

Mitos e verdades:

Deve-se escovar os dentes imediatamente logo após as refeições.

Mito. Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. Este é o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o Ph dos alimentos e bebidas. O café, o vinho, o refrigerante e o suco de laranja, por exemplo, têm pH inferior a 5,0. Portanto, são ácidos e causam erosão, ou seja, perda da estrutura dental (cálcio).

Usar uma grande quantidade de pasta dental ajuda na escovação

Mito. A escova com pasta dental desgasta mais o esmalte do que a escova sem pasta. Ela, na verdade, é desnecessária. No entanto, caso ela seja utilizada, deve-se usar uma dose pequena, como o tamanho de uma ervilha, por exemplo.

É necessário escovar a gengiva e a língua

Verdade. Desde que seja com uma escova ultramacia para não causar uma retração gengival, deve-se passar a escova 50 % sobre a gengiva e 50% sobre a estrutura dental, em um ângulo de 45º. A língua também deve ser higienizada, pois é nesta região que as bactérias ficam alojadas. A higienização deve ser feita diariamente, preferencialmente todas as manhãs.

A higienização noturna é a mais importante

Verdade. À noite, quando a salivação diminui, deve-se fazer a escovação mais minuciosa, pelo menos por 10 minutos. A língua é o melhor sensor para saber quanto tempo deve-se escovar os dentes. Deve-se passá-la em todos os dentes para sentir qual ponto falta fazer a higienização.