É PRECISO DESGASTAR OS DENTES PARA COLOCAR FACETA DE PORCELANA?

É PRECISO DESGASTAR OS DENTES PARA COLOCAR FACETA DE PORCELANA?

Artigos - 29/03/2022

A faceta de porcelana é um dos procedimentos odontológicos que mais gera interesse nas pessoas. A possibilidade de ficar com os dentes bem alinhados e harmoniosos chama atenção pelo resultado final: um sorriso quase perfeito e sem manchas. No entanto, antes de optar pelas peças, é importante considerar seu impacto no esmalte dentário. Para aplicar as facetas, é necessário fazer um desgaste nos dentes para colar os laminados. Portanto, mesmo com os inúmeros benefícios estéticos, é importante refletir bastante sobre a escolha, além de se comprometer com a série de cuidados que as peças exigem para manter o sorriso bonito por muito mais tempo. Conversamos com o cirurgião-dentista Eduardo Groisman para saber mais sobre as facetas de porcelana e os cuidados indispensáveis.

Como é feito o desgaste dos dentes para aplicar as facetas de porcelana?
As facetas dentárias de porcelana são peças que atuam como uma espécie de “capa” nos dentes. Sua função é oferecer uma aparência mais harmoniosa ao sorriso e corrigir pequenos desalinhamentos. “Facetas de porcelanas são peças cerâmicas que, geralmente, têm uma espessura de 0,3 mm a 1 mm. Elas não englobam toda a superfície do dente, só a parte da frente e, às vezes, as laterais”, explica o dentista Eduardo. Por conta da grossura dos laminados, a técnica exige um certo desgaste da parte superficial do esmalte. O procedimento é feito com uma broca com pontas ultrafinas. O objetivo é deixar o dente com acabamento propício para a cimentação das peças, termo usado para se referir à colagem das facetas.

Tanto o desgaste quanto a colocação das facetas de porcelana são feitos de forma indolor e pouco invasiva. De acordo com o Dr. Eduardo, a técnica abrange apenas a parte da frente dos dentes e não há aplicação de peças posteriores, salvo em casos muito específicos. “Pode ser feito só na parte de trás quando o paciente tem um desgaste na região, como erosão ácida ou trauma. A aplicação é feita para devolver a estabilidade dos dentes e dos tecidos”, explica.

Quando as facetas de porcelana são indicadas?
O Dr. Eduardo comenta que a colocação de facetas pode ser considerada um procedimento tanto estético quanto funcional. Para o dentista, os pacientes podem apresentar demandas como corrigir desalinhamentos, deixar os dentes mais brancos, disfarçar lascas ou apenas deixar o sorriso bonito. Em todos os casos, a indicação deve ser feita por um profissional especializado na área de implante.

É preciso passar por uma avaliação clínica para saber se a saúde bucal do paciente está em dia. A recomendação é tratar cárie, tártaro, gengivite ou qualquer outro problema previamente antes de colocar as facetas. Além disso, também podem ser indicados outros tratamentos. O clareamento dental, por exemplo, costuma ser recomendado para deixar a cor dos dentes mais uniforme.

Faceta de porcelana precisa de manutenção
Quem aplica facetas de porcelana deve ter um cuidado redobrado com a saúde bucal. O Dr. Eduardo afirma que as peças exigem manutenção periódica para verificar se há algum comprometimento dos laminados. “Verificar se há alguma fratura, trinca, lascamento da peça ou problemas que possam influenciar os tecidos gengivais”, orienta. Outro cuidado é evitar hábitos como roer unhas e morder objetos. Essas práticas podem causar rachaduras na cerâmicas, exigindo sua substituição.

Por fim, o profissional cita que os dentistas costumam colocar um reforço na proteção das facetas para evitar riscos de rachaduras nas peças. O cuidado é voltado, principalmente, para pessoas com hábitos parafuncionais, como apertar e/ou ranger os dentes. “Geralmente, para os pacientes com bruxismo, que roem unhas e mordem objetos, a gente usa placa protetora de acrílico que protege o trabalho. Quando o paciente não tem esses problemas, fazemos também, pois nunca se sabe quando ele vai fazer uma descarga de estresse na mordida. É importante uma proteção extra para que os laminados não quebrem ou se desgastem.

 

Fonte: Sorrisologia