É criado escova de dente que dispensa uso de pasta

É criado escova de dente que dispensa uso de pasta

Notícias - 18/04/2011

Já imaginou escovar os dentes sem usar uma pasta? Isso pode em breve estar na sua casa. A novidade ainda não chegou às lojas especializadas, mas podem ser a realidade bem mais próxima das pessoas.

O produto foi desenvolvido pelo médico e professor deodontologia da Universidade de Saskatchewan (Canadá), Kunio Komiyama. Segundo ele, a escova funciona à base de energia solar e uma reação química, e torna desnecessário o uso de creme dental para higiene bucal no momento da escovação.

A escova, chamada Soladey-J3X, possui um painel solar na parte inferior, que envia uma série de elétrons para cima, na boca do usuário. Estes elétrons reagem com o ácido da saliva, que cria uma reação química para matar bactérias.

Com uma quantidade mínima de luz, a mesma que uma calculadora solar. O projeto foi premiado no Canadá e será testado na Universidade por 120 adolescentes.

“Não sei ao certo como ocorre a eliminação das bactérias. Como dentista estou muito curiosa e ansiosa para saber o funcionamento do novo produto. Será que também contém flúor? Elimina apenas as bactérias ou também tem as mesmas propriedades benéficas do creme dental? Ainda tem muito a ser discutido”, opina a tutora do Portal Educação, odontóloga Christiane Toriy.