DTM: SINTOMAS GRAVES PODEM SER CONTROLADOS?

DTM: SINTOMAS GRAVES PODEM SER CONTROLADOS?

Artigos - 08/03/2022

Dor, espasmos e fadiga são alguns sintomas graves da DTM. A disfunção da articulação temporomandibular, que faz a ligação dos ossos do ouvido aos da mandíbula, pode ser causada por diversos motivos, e os hábitos parafuncionais são alguns deles. Eles funcionam como uma forma de liberação automática das tensões emocionais, podendo resultar em danos para os dentes, bruxismo, dores nas articulações e na musculatura da região. Os sintomas graves da DTM podem causar muito desconforto no dia a dia e, portanto, é essencial saber como amenizar o problema.

Conversamos com a especialista Edilaine Gomes para esclarecer sobre as causas e os sintomas graves, como controlar e prevenir a DTM.
DTM: sintomas graves do distúrbio afetam a qualidade de vida
Estresse, ansiedade, anormalidades no disco intra-articular, alterações oclusais e hábitos parafuncionais são algumas das causas mais comuns para o aparecimento da DTM. Esses hábitos, que não possuem uma finalidade funcional, geram desconforto e podem causar uma série de sintomas que afetam a qualidade de vida do paciente. “A contração muscular durante os hábitos parafuncionais alteram o fluxo sanguíneo normal dos tecidos, culminando em fadiga, espasmos e dor”, explica a doutora.

A doutora também explica que os hábitos parafuncionais podem ocorrer enquanto você está acordado ou durante o sono. “Os que ocorrem em vigília incluem o apertamento dentário, morder lábio, bochecha ou outros objetos, sucção digital (também conhecido como “chupar dedo”), mascar chicletes, apoiar a mão ou objetos sob o queixo, movimentar a mandíbula sem propósito definido e sem contatos dentários. E durante o sono, o bruxismo”, conta.

Sintomas graves da DTM podem ser controlados?
Sim, é possível controlar os sintomas graves da disfunção da articulação temporomandibular por meio de um tratamento. “Ele sempre será direcionado para inicialmente auxiliar o paciente na identificação da origem das suas desordens para depois traçarmos a melhor estratégia de tratamento”, comenta a Dra. Edilaine Gomes. Por ser uma condição que pode ser causada por diversos fatores, o paciente será observado para que o médico busque os indícios da causa e indique o tratamento mais adequado com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros especialistas, para encontrar o motivo dos hábitos parafuncionais. A cirurgia é indicada somente em casos ainda mais graves da DTM, quando o distúrbio é provocado por problemas estruturais na articulação ou má formação.

Como prevenir a DTM?
De acordo com a especialista, há maneiras de prevenir o surgimento da DTM. “A importância na educação do paciente, melhorias na qualidade de vida e terapias de suporte são fatores que contribuem para a prevenção das DTM”, explica. É essencial evitar os incômodos nas articulações e se consultar com um cirurgião-dentista. Após uma análise clínica, o profissional apontará se existe a necessidade de fazer um acompanhamento com um especialista em disfunção da articulação temporomandibular.

 

Fonte: Sorrisologia