Doenças da língua: sinais, causas, tipos e tratamento

Doenças da língua: sinais, causas, tipos e tratamento

Artigos - 24/09/2021

A língua pode não ser um órgão tão grande, mas tem algumas grandes responsabilidades. Sem a língua, comer e falar, por exemplo, seria complicado. O estado da língua também afeta nossa capacidade de respirar e pode influenciar no hálito agradável (ou desagradável) da respiração. Às vezes, podem acontecer problemas que afetam a capacidade da língua de desempenhar bem suas funções. As doenças da língua podem assumir muitas formas e, embora às vezes ocorram como resultado de uma infecção, essa não é a única causa por trás delas.

Sinais de um problema na língua

Como ressalta o National Institutes of Health (NIH), os problemas da língua podem ter muitas formas e sintomas variados. Um sinal comum de um problema ou doença na língua é a dor nessa região. A capacidade de sentir o gosto dos alimentos também pode ser afetada quando algo está errado com a língua. A língua também pode ficar inchada ou sofrer alterações de cor ou textura. Em alguns casos, pessoas com problemas na língua apresentam dificuldades para movimentá-la, podendo ter dificuldade para falar e para comer. Ocasionalmente, o mau hálito também pode ser um sinal de problemas na língua.

Causas de doenças da língua

Diversos fatores podem causar um problema na língua. A causa de um distúrbio da língua geralmente determina a duração do problema e se é fácil tratá-lo. Por exemplo, infecções na língua, causadas por bactérias ou fungos, geralmente se resolvem após o tratamento com antibióticos ou medicamentos antifúngicos. Os problemas causados por uma deficiência nutricional, como a glossite, geralmente se resolvem quando a deficiência é resolvida. Algumas outras causas comuns de problemas e doenças da língua incluem escolhas alimentares, câncer, danos nos nervos, distúrbios autoimunes, traumas na língua (como mordê-la) e alterações hormonais.

Tipos de doenças da língua

- Candidíase
. Um tipo de infecção fúngica, a candidíase leva ao desenvolvimento de manchas brancas irregulares na língua.
- Síndrome da boca ardente. A causa exata da síndrome da boca ardente, que cria uma sensação de ardor na língua e em outras áreas da boca, é desconhecida. Pode ser causada por danos nos nervos, alergias, deficiências nutricionais ou alterações hormonais.
- Língua pilosa negra. A língua pilosa negra é geralmente mais um problema estético do que um problema médico. Nas pessoas com esse problema, não ocorre a descamação das células mortas no dorso da língua, levando a um acúmulo dessas células, de acordo com a Mayo Clinic. Depois de um tempo, a língua parece estar coberta por pelos escuros. Esse problema pode ocorrer após um tratamento com antibióticos ou como resultado de uma dieta à base de alimentos pastosos, que dificultam a esfoliação das células mortas da língua.
- Câncer de boca. Alguns tipos de câncer de boca ocorrem na língua. Entre os sintomas do câncer de língua estão dor e manchas na língua e dificuldade para mover a língua ou a mandíbula.
- Glossite. A glossite é o inchaço da língua. Em alguns casos, pode ser o sinal de outro problema na língua, como a candidíase. Em outros, é um problema específico. A língua geográfica, que como explica o NIH, faz com que a superfície da língua pareça um mapa, é um exemplo de glossite.

Como tratar doenças da língua

O tratamento das doenças da língua depende do tipo de problema e da causa. Por exemplo, a candidíase oral geralmente é tratada com um medicamento antifúngico, muitas vezes na forma líquida. Resolver um problema nutricional ou mudar a alimentação pode ajudar a tratar a síndrome da boca ardente. A língua pilosa negra pode ser remediada com melhor higiene bucal, por exemplo, usar um limpador de língua para remover as bactérias que causam mau hálito. O tratamento do câncer de língua depende em parte do tamanho do tumor. Em alguns casos, é possível remover o câncer por meio de cirurgia. Em outros, também pode ser recomendado tratamento com radioterapia ou quimioterapia.

Se você suspeitar que está tendo um problema na língua, a melhor decisão é marcar uma consulta com o dentista para um exame e diagnóstico. Ele examinará sua língua e fará um exame de esfregaço ou cultura para determinar se o problema é causado por uma infecção ou outra razão. Manter a língua limpa o ajudará a manter a saúde da boca inteira.

Fonte: Colgate