Distúrbios da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM)

Distúrbios da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM)

Artigos - 12/12/2014

A Articulação Têmporo-Mandibular (ATM) é a única articulação do crânio, que permite os movimentos mandibulares e consequentemente as funções da mastigação, da deglutição e da fala.

 

Os distúrbios na ATM podem causar muita dor, desgastes no disco de cartilagem, desgastes ósseos e rompimento de ligamentos, gerando disfunções da articulação.

 

Alguns fatores podem ser determinantes na causa dos distúrbios dessa articulação: a predisposição anatômica, a maloclusão dentária, o apertamento dentário e o bruxismo, e os traumas locais.

 

O tratamento das dores faciais precisam de um diagnóstico preciso para que possam ser tratados. Deve-se diferenciar muito bem as dores articulares das dores musculares, que são mais comuns. No entanto, elas podem estar associadas.

 

Quando o diagnóstico é de um distúrbio importante na articulação, geralmente o tratamento é cirúrgico. Os procedimentos aplicados dependem de cada caso e podem ser a artrocentese (lavagem da articulação), a discopexia (reposicionamento do disco articular),  a artroplastia (correção do formato ósseo) e a substituição da articulação por próteses de titânio.

 

 

É importante ressaltar a importância da prevenção dos problemas da ATM. É possível prevenir. Seja acompanhado sempre de perto por um Cirurgião-Dentista, mantendo uma oclusão dentária ideal e sem apertamento ou bruxismo.

 

Prof. Dr. Marcos Guskuma

Mestre e Doutor em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Professor Titular da Disciplina de Cirurgia da Universidade Norte do Paraná