Dentes de leite servirão no tratamento com células-tronco

Dentes de leite servirão no tratamento com células-tronco

Notícias - 04/03/2011

 

As células-tronco são a opção para o tratamento de várias doenças no futuro. Muitos estudos estão sendo realizados com essas células e muita coisa boa já foi descoberta e ainda muita novidade está por vir. Um exemplo disso é que, neste ano, a Universidade de São Paulo (USP) pretende inaugurar o laboratório para obtenção de células-tronco a partir de dentes de leite.

Os dentes-de-leite, são em número de 20, dez em cada arcada. Dividem-se em grupos e cada grupo tem sua finalidade específica na mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram. Isso caracteriza a necessidade da presença de todos os dentes, para que seja efetuada uma boa mastigação. Deve ser ressaltado que, nas dentes temporárias, não existe o grupo dos prémolares, que se encontram depois nos dentes permanente.

As células dentais serão capazes de regenerar tecidos não dentais. Os estudiosos estão buscando a formação de um dente inteiro no laboratório e a engenharia do tecido específica para que, assim, seja possível reparar a gengiva perdida após uma doença periodontal.