Comer peixe para ter dentes saudáveis

Comer peixe para ter dentes saudáveis

Notícias - 30/04/2011

Investigadores americanos verificaram que uma dieta rica em ácidos gordos ómega 3 – presentes em alguns peixes, marisco e frutos secos, por exemplo – pode prevenir e tratar eficazmente a periodontite, uma doença inflamatória da cavidade oral que atinge os tecidos de suporte do dente, a gengiva, o osso e os ligamentos do dente.

Actualmente, os tratamentos para esta patologia consistem no combate à infecção bacteriana. “O tratamento tradicional da doença periodontal tem envolvido principalmente a limpeza e a administração de antibióticos. Portanto, a terapia dietética, se for eficaz, pode ser um método mais barato e mais seguro para a sua prevenção e tratamento”, sublinha Asghar Naqvi, um dos autores do estudo realizado na Universidade de Harvard.

Além disso, o investigador destaca que “dado as evidências da acção do ómega 3 nas doenças inflamatórias crónicas, é possível que a sua ingestão para o tratamento da periodontite tenha o benefício acrescido de prevenir outras doenças crónicas associadas a inflamações”.

Neste estudo estiveram envolvidos nove mil adultos que foram submetidos a testes no dentista. Além disso responderam a inquéritos sobre os seus hábitos alimentares e outros factores como o estilo de vida.

Depois de cruzarem os dados, os investigadores verificaram que “o consumo de ómega 3 estava inversamente relacionado com a periodontite na população norte-americana”. Do total de participantes, oito por cento tinham esta doença. No entanto, a análise dos dados mostrou que “havia uma redução de aproximadamente 20 por cento na prevalência da doença entre aqueles que comiam mais alimentos ricos em ómega 3”.

Elizabeth Krall Kaye, da Universidade de Harvard, reconhece que  "a conclusão mais importante é que mesmo pequenas quantidades ómega 3 podem ser benéficas para as gengivas. Trata-se de níveis que podem ser obtidos em alimentos com alto teor destes ácidos, sem ser necessário recorrer a suplementos".

Apesar dos resultados positivos, a especialista alertou para a necessidade de mais investigação e de estudos que acompanhem os pacientes e avaliem os efeitos que o ómega 3 possa surtir na doença periodontal.