Clareamento Dental: Riscos e Benefícios

Clareamento Dental: Riscos e Benefícios

Artigos - 11/10/2011

Um belo sorriso é mesmo o sonho de pessoa que tenha um pouco de vaidade. Nada melhor do que exibir dentes belos e brancos em todas as situações.

         Naturalmente os dentes tendem a ficar amarelados com o passar dos anos, o que faz com que muitas pessoas procurem por tratamentos que visam branqueá-los.

         O clareamento dental é a técnica mais procurada no mercado, pelo fato de ser mais eficaz e durar mais.

         Feito em um consultório dentista ou em casa mesmo com a aplicação de um gel, os resultados podem durar até um ano, dependendo dos hábitos alimentares e higiênicos do paciente.

         O procedimento é simples. Consiste na aplicação de uma moldadeira com um gel oxidante que penetra no dente e retira dele toda a sujeira acumulada. A duração das aplicações quando feitas em consultório, vão de 30 a 40 minutos  e devem ser feitas três ou quatro sessões com intervalos de cinco dias.  Já em casa, a moldadeira pode ser usada à noite e durante algumas horas do dia. 

Existem alguns cuidados a serem tomados após um clareamento dental para que os dentes não escureçam tão cedo. Refrigerantes, café, vinho, chocolate, verduras, legumes e o cigarro devem ser evitados. Também podem prejudicar o tratamento procedimentos endodônticos e canais.

         Vale lembrar que o clareamento dental é um processo químico que não deve ser feito sem a orientação de um profissional. As medidas e restrições também devem ser seguidas a risca, para que o procedimento não seja em vão.