Cirurgiões utilizam tecnologia de impressão 3D em titânio para reconstrução de deformidade facial

Cirurgiões utilizam tecnologia de impressão 3D em titânio para reconstrução de deformidade facial

Notícias - 29/09/2015

Um processo patológico (hiperplasia de côndilo) intraósseo na região de articulação têmporo-mandibular (ATM), causado por um trauma local, ocasionou uma deformidade importante na face de um paciente , com desvio do queixo para o lado esquerdo. A dificuldade de mastigação e o prejuízo estético levaram o paciente a procurar o Dr. Marcos Guskuma para tratamento.

O caso somente pode ser tratado devido a uma nova tecnologia de impressão tridimensional de próteses de titânio, que vem da Califórnia, nos Estados Unidos. O caso foi planejado e preparado durante vários meses e o paciente foi operado por uma equipe de cirurgiões buco-maxilo-faciais de Londrina, para a remoção do tumor e instalação da prótese.

A cirurgia de correção da deformidade facial foi realizada com sucesso. A nova tecnologia possibilitou um procedimento mais rápido e de melhor qualidade, já que a prótese é confeccionada de forma personalizada, ou seja, exatamente com o formato da anatomia do paciente. Além da instalação da prótese foi realizada cirurgia ortognática e discopexia em articulação do lado esquerdo.

Participaram da cirurgia e do planejamento do caso, o Dr. Marcos Guskuma, Dr. Eduardo Hochuli Vieira, Dr. Daniel Gaziri, Dr. José Augusto de Camargo, Dr. Pedro Tondelli e Dr. Flávio Nazima.

 

 

 

 

 


Assista o Vídeo produzido pela FolhaTV: