Casca de ovo de crocodilo pode ser  útil em tratamento dental

Casca de ovo de crocodilo pode ser útil em tratamento dental

Notícias - 22/04/2013

O Crocodilo, animal temido por todos, já muito utilizado para a confecção de bolsas, cintos, sapatos e até mesmo roupas, agora está sendo buscado para auxiliar na saúde bucal das pessoas, isso mesmo.

Imaginem só um implante dentário feito com casca de ovo de crocodilo!

 

 

Isso porque os cientistas tailandeses descobriram na casca de ovo de crocodilo uma abundante fonte de hidroxiapatita, substância rica em cálcio empregada em implantes de dente e no tratamento de fraturas ósseas. A descoberta foi feita por uma equipe de farmacêuticos da Universidade de Kasetsart, após pesquisa de quase três anos com ovos procedentes dos maiores criadores de crocodilos da Tailândia.

Segundo o professor Sutatip Sirisarnpisart, em um grama de casca de ovo de crocodilo há cerca de 70% de hidroxiapatita, substância que a indústria farmacêutica internacional extrai, atualmente, da casca de ovos de galinhas. Em seus experimentos, os cientistas tailandeses constataram que as cascas de ovo de crocodilo, trituradas e misturadas com fosfato e expostas a um processo hipotérmico – como é feito com as de ovo de galinha –, possuem melhor qualidade, já que são mais espessas e sua pigmentação é mais branca.

Os cientistas acreditam que os resultados da pesquisa ajudarão a fortalecer os negócios em criação de crocodilos no país.