Bruxismo pode ser a causa de dores constantes de cabeça

Bruxismo pode ser a causa de dores constantes de cabeça

Notícias - 21/05/2011

Você costuma acordar com a musculatura da boca dolorida, percebe desgaste nos dentes e sente fortes dores de cabeça? Estes sãos alguns dos sintomas do bruxismo, que acomete cerca de 20% dos adultos, em maior parte mulheres. O bruxismo se caracteriza pelo ranger contínuo ou apertamento dos dentes, de forma inconsciente, principalmente, a noite durante o sono. Durante o dia se manifesta, particularmente, na forma do apertamento. A prática clínica revela que a causa está relacionada a estresse emocional e físico.

E são as características deste problema que podem ocasionar a dor de cabeça. É o que explica o cirurgião-dentista Gabriel Lembo:

— O bruxismo, quando não tratado, pode desalinhar a mordida, desgastar os dentes, ocasionar a quebra de dentes e sobrecarregar a articulação têmporo-mandibular. Essa articulação é responsável por funções bucais, como abrir e fechar a boca. Com a sobrecarga, ligamentos, músculos da mastigação, ossos do maxilar e da mandíbula, dentes e outras estruturas são impactados. Ou seja: com o bruxismo, a articulação permanece em constante pressão, os músculos da mastigação fadigam e como muitos deles estão inseridos na região da cabeça e pescoço pode resultar, sim, na dor de cabeça, dores cervicais e no ouvido, entre muitos outros problemas — afirma.

Embora o bruxismo seja a causa de diversos desconfortos dolorosos, a maioria das pessoas só buscam tratamento devido ao ruído causado pelo ranger dos dentes a noite.

— A prática clínica mostra que a maior parte dos pacientes desconhece o que é bruxismo e suas conseqüências, como a dor de cabeça. Por isso, não é raro, na primeira consulta, o paciente perceber a real causa da dor e informar que estava tratando a cefaléia com o uso de analgésicos, sem sucesso. Relatam também que procuram ajuda, após a reclamação do cônjuge ou pessoas de convívio intimo devido ao ruído noturno — diz Lembo.

Tratamento

Os sintomas podem ser amenizados com a utilização de placas estabilizadoras de resina acrílica na arcada dental durante a noite. Estas distribuem a força muscular em todos os dentes, impedindo o atrito. Para alguns casos, também é recomendável fisioterapia para os músculos da mastigação. O tratamento deve ser acompanhado de visitas periódicas ao dentista para checagem dos resultados.

— É importante dizer que, como o bruxismo está relacionado ao emocional, a odontologia pode amenizar os sintomas, mas para o problema desaparecer, de fato, é necessário que o paciente procure ajuda terapêutica e/ou se ocupe de atividades que aliviem a tensão e o estresse — aconselha o cirurgião-dentista.