Boa forma física reduz riscos de doença de gengiva

Boa forma física reduz riscos de doença de gengiva

Notícias - 10/05/2011

Estudo publicado na edição de agosto do Journal of Periodontology, mostrou que pessoas que mantinham boa forma física e praticavam algum tipo de exercício eram menos propensos a este tipo de enfermidade bucal. “As doenças periodontais são inflamações crônicas na gengiva, e em casos extremos podem acarretar em perda de dentes devido a reabsorção dos ossos que dão suporte a eles, provocando amolecimento dental”, afirma Dr. Eduardo Rollo Duarte, dentista e periodontista. A gengivite é uma das principais causa de perda dentária em adultos.

O estudo mostrou que enfermidades como diabetes, arritmias e doenças cardíacas estão relacionadas aos cuidados com a saúde bucal. A pesquisa fez uma comparação do índice de massa corporal (IMC) dos participantes e comprovou que aqueles que possuíam menor IMC e praticavam exercícios frequentemente tinham menos chances de contrair doenças periodontais, do que os participantes considerados sedentários.

A alimentação incorreta pode levar a gengivite e cáries. As substâncias ingeridas são base para a formação de novos tecidos. Se a dieta for pobre em nutrientes essenciais ao corpo, a boca estará mais vulnerável a infecções. A prática de exercícios e controle dos alimentos ingeridos serve não só para se ter um corpo em forma, mas também saudável. Todos os cuidados com a saúde estão ligados, é preciso cuidar tanto da saúde no geral quanto da saúde bucal, pois uma enfermidade acaba levando a outra. Lembrando que a doença periodontal pode causar outras doenças, como as já citadas, os cuidados devem ser redobrados.