Bichectomia não resolve papada nem assimetria facial

Bichectomia não resolve papada nem assimetria facial

Artigos - 10/05/2019

A Bichectomia é cirurgia para remoção o corpo adiposo da bochecha e possui esse nome pois antigamente essa parte era chamada de corpo adiposo de Bichat, em homenagem ao anatomista Francês Marie François Xavier Bichat que, em 1801, sustentou que ela era uma estrutura adiposa e não uma glândula localizada na bochecha como muitos pensavam.
“O principal objetivo da Bichectomia é a remoção deste tecido adiposo localizado na bochecha causando uma melhora do contorno facial, evidenciando a região da maçã do rosto em procedimentos cosméticos”, diz Sidney Rafael das Neves, cirurgião-dentista especialista e mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Para que serve esse tecido adiposo?
“Dentre suas principais funções podemos citar, impedir que as bochechas se colapsem durante o movimento de sucção, separar os músculos mastigatórios e desta forma melhorar a função motora durante a mastigação, proteger ramos de vasos e nervos da face e contribuir para o preenchimento e suporte da região bucal da face”, diz o especialista.
Mas se ela possui funções importantes, não é um problema retirá-la por questões estéticas? “Por se tratar de uma abordagem cirúrgica na gordura que auxilia no revestimento de estruturas mole da face, ainda não existem trabalhos evidenciando o quanto estes tecidos podem se alterar durante o processo de envelhecimento fisiológico, como por exemplo, se podem trazer algum tipo de flacidez facial no futuro”, diz Sidney.

A bichectomia corrige papadas, assimetrias e covinhas?
É comum ver pessoas querendo fazer a Bichectomia para diminuir bochechas , rejuvenescer, harmonizar e afinar mais o rosto, eliminar papadas (papo) e covinhas, e ficar com um rosto mais atraente e simétrico.
No entanto, segundo o especialista, a Bichectomia não elimina papadas, assimetrias e covinhas. “No caso do papo, existem outras técnicas cirúrgicas de abordagem exclusivamente da região submandibular. A covinha também não pode ser eliminada, pois esta gordura esta localizada em uma porção mais interna da bochecha, não alterando a musculatura da mímica facial”, diz o especialista.
“Normalmente grandes assimetrias faciais não podem ser resolvidas com abordagens cirúrgicas diretamente nos tecidos moles da face, pois muitas assimetrias apresentam também envolvimento do tecido ósseo. O procedimento para a correção destas assimetrias é realizado através de técnicas de movimentação de segmentos dos ossos. Esta modalidade cirúrgica é chamada de cirurgia ortognática”, diz Sidney.

Fonte: Terra