As vitaminas e a Odontologia

As vitaminas e a Odontologia

Notícias - 05/09/2011

Um estudo demonstra que os baixos níveis de vitamina C estão associados ao aumento significativo de bactérias envolvidas em doença periodontal.

A frase “a beleza vem de dentro” é verdadeira, pois os diversos alimentos que ingerimos influenciam a expressão das mais variadas funções em nosso organismo, incluindo as funções vitais. Não é novidade que as vitaminas e os sais minerais são componentes importantes no bom funcionamento dos sentidos, da memória, da construção dos ossos e da cicatrização. Talvez seja novidade o fato de que alguns dentistas começaram a receitar vitaminas aos seus pacientes, obtendo uma série de benefícios clínicos.

A odontologia moderna também emprega vitaminas como forma de fortalecer o indivíduo e auxiliar no combate a doenças como cárie e doença periodontal, uma vez que o controle dessas doenças infecciosas também envolve o bom funcionamento do sistema de defesa. A vitamina C, por exemplo, é fundamental na síntese do colágeno, que por sua vez é fundamental nos processos de cicatrização. Um estudo publicado por equipes das universidades finlandesa e sueca demonstrou que baixos níveis de vitamina C no plasma sanguíneo podem estar associados ao aumento significativo do número de espécies bacterianas envolvidas na doença periodontal.

A vitamina D, por sua vez, é um coadjuvante importante na fisiologia óssea, refletindo diretamente no fenômeno de osseointegração dos implantes dentários. Estudos laboratoriais em ratos, conduzidos em 2009, demonstraram uma deficiência na integração entre o osso e a superfície de implantes (osseointegração) em pacientes com insuficiência de vitamina D.

Dentro desse contexto, em muitos casos de tratamento odontológico, envolvendo o controle de doenças bucais infecciosas e/ou procedimentos cirúrgicos (com ou sem implantes), é prudente investigar as deficiências vitamínicas e suplementar as vitaminas de forma racional e adequada.