Antibióticos podem causar manchas nos dentes?

Antibióticos podem causar manchas nos dentes?

Artigos - 03/09/2021

O surgimento de manchas nos dentes pode ser causado por uma série de fatores diferentes. O desgaste do esmalte dentário e o consumo excessivo de flúor, por exemplo, são os principais entre eles. O que poucos pacientes sabem é que, o uso indevido ou exagerado de antibióticos também pode resultar nas temidas manchas nos dentes. Mas será que todos os antibióticos contribuem para o escurecimento do seu sorriso? É possível contornar esse incômodo? Para desvendar essas dúvidas, a equipe de Sorrisologia reuniu tudo o que você precisa saber sobre o assunto - incluindo dicas de como remover as manchas nos dentes.

ENTENDA COMO O ANTIBIÓTICO PROVOCA AS MANCHAS NOS DENTES

Antes de descobrir como o antibiótico age na estrutura dentária, é importante ter em mente que não são todos os medicamentos que resultam nas manchas nos dentes. Na verdade, apenas os remédios compostos com tetraciclina são capazes de provocar as áreas pigmentadas.

Acontece que, diferentes de outros antibióticos, a tetraciclina tende a aderir na dentina, que é a parte mais dura do dente. Quando consumido em grande quantidade e a longo prazo, o medicamento pode provocar as manchas nos dentes.

ALÉM DAS MANCHAS NOS DENTES, O MEDICAMENTO TAMBÉM PODE PROVOCAR DANOS À ESTRUTURA DENTÁRIA

Para surpresa de alguns, os efeitos da tetraciclina vão além do surgimento das manchas nos dentes. Na verdade, esse tipo de antibiótico também pode prejudicar a arcada dentária em diferentes fases de sua formação e o nível de alteração de cor - variando de acordo com o uso do remédio e a idade do paciente.

Além disso, vale ressaltar que os danos podem surgir até mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes. Isso porque a tetraciclina consegue ultrapassar a barreira placentária, o que possibilita afetar dentes decíduos e permanentes durante a gestação. Este período é variável da 20ª semana de gestação até aproximadamente 12 anos de idade.

SAIBA COMO CLAREAR AS MANCHAS NOS DENTES CAUSADAS POR ANTIBIÓTICO

Se as manchas nos dentes já são uma realidade para você, não precisa se desesperar. Existem alguns tratamentos simples e práticos que podem ajudar a eliminar as áreas pigmentadas e clarear o seu sorriso. O clareamento dental feito no consultório odontológico, por exemplo, é o principal entre eles. Nesse caso, o paciente ativa o gel clareador através de um laser ou luz led, sendo necessárias pelo menos três sessões. Ainda assim, é importante ter em mente que a técnica deve ser realizada com substâncias menos concentradas para evitar danos maiores a estrutura dental.

LEMBRE-SE: O USO DE ANTIBIÓTICO REQUER UM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL PARA EVITAR MANCHAS NOS DENTES

Não existem dúvidas de que o uso do antibiótico é fundamental para eliminação de bactérias do organismo. No entanto, é preciso ter cuidado para evitar efeitos colaterais sistêmicos e bucais ainda maiores. Por esse motivo, o ideal é que as medicações sejam cuidadosamente prescritas e acompanhadas por profissionais especializados. Através dessa medida, é possível ter um conhecimento maior da composição do antibiótico e da sua ação no organismo, o que pode prevenir o surgimento de manchas nos dentes e outros sintomas.

 

Fonte: Sorrisologia