A reconstrução em 3D nas cirúrgias bucais

A reconstrução em 3D nas cirúrgias bucais

Notícias - 19/04/2011

 

Nos últimos anos, as inovações tecnológicas trouxeram para a área da saúde grandes avanços no planejamento e tratamento dos pacientes portadores de patologias. Na odontologia, essas novas técnicas permitiram a realização de procedimentos cirúrgicos com maior precisão e rapidez. Um dos grandes avanços foi a utilização da prototipagem no planejamento de cirurgias bucomaxilofaciais e na implantodontia.
A prototipagem consiste na obtenção de modelos anatômicos do paciente através das imagens de uma tomografia computadorizada. Após a obtenção do protótipo (modelo anatômico), é possível planejar e simular a realização de um procedimento cirúrgico com precisão antes mesmo de o procedimento ser realizado. Desse modo, o cirurgião bucomaxilofacial e o paciente poderão vislumbrar antecipadamente o resultado cirúrgico de um procedimento complexo. Por exemplo, no tratamento de fraturas dos ossos da face e nas reconstruções faciais.
A utilização desses modelos na Odontologia permitiu ao profissional ganho significativo nos resultados, através da simulação prévia das cirurgias e redução no tempo cirúrgico, obtendo assim uma recuperação mais rápida dos pacientes operados. Atualmente, existem dois centros altamente conceituados que realizam a confecção dos protótipos. Com a informatização desse processo, não há necessidade de deslocamento do profissional nem do paciente, pois toda a informação e envio das imagens dos cortes tomográficos são feitos através da internet.
Apesar de ser uma técnica já presente há algum tempo, existe divulgação e indicação muito pequenas desse processo. Isso se deve principalmente ao custo relativamente elevado e ao desconhecimento de alguns profissionais. Porém, com a necessidade de obtenção de melhores resultados nos tratamentos complexos, acarretará consequentemente uma redução no custo, permitindo assim que mais pacientes possam se beneficiar dessa tecnologia.
A prototipagem pode ser aplicada na área da cirurgia bucomaxilofacial em pacientes portadores de síndromes, patologia bucomaxilofacial, cirurgia ortognática, traumatismo facial, nas reconstruções em ossos reabsorvidos e no planejamento de implantes dentários. É importante lembrar que todo o processo é realizado a partir da obtenção prévia de uma tomografia computadorizada padronizada. E que todo paciente pode ser beneficiado desde que exista uma indicação precisa. Portanto, é essencial que o paciente procure sempre um profissional qualificado para esclarecer suas dúvidas.