A importância do auto-exame na prevenção do câncer de boca

A importância do auto-exame na prevenção do câncer de boca

Artigos - 15/01/2013

Atualmente a área médica tem focado a prevenção das doenças. E para o câncer de boca não é diferente. A realização do auto exame é de extrema importância para essa prevenção. Para isso, deve-se seguir as seguintes etapas:

 

 

 

1)      Após realizar a higienização bucal e das mãos, em frente a um espelho e em um local bem iluminado, observe o seu rosto e o pescoço para verificar se não existem caroços ou inchaços.

2)      Afaste os seus lábios superior e inferior, visualize e passe os dedos nos lábios e nas bochechas, massageando-os para verificar a presença de feridas ou caroços.

3)      Coloque a língua para fora e puxe com os dedos de um lado para o outro e de cima para baixo, verificando se existe um aspecto normal. A parte de cima da língua parece uma toalha felpuda.

4)      Examine a garganta e o céu da boca procurando manchas ou caroços.

É necessário saber que feridas que não cicatrizam em até 2 semanas, manchas, caroços, inchaços ou áreas inflamadas ou doloridas, devem ser examinadas por um Cirurgião-Dentista, que vai poder diagnosticar o problema e encaminhar para o tratamento adequado. As lesões malignas diagnosticadas precocemente tem um índice de cura extremamente alto. Por isso, o negócio é prevenir.