30 mil brasileiros sofrem traumas na face todo ano; saiba como evitar

30 mil brasileiros sofrem traumas na face todo ano; saiba como evitar

Artigos - 13/11/2013

Cerca de 30 mil brasileiros sofrem traumas na face todo ano e as causas podem ser as mais diversas, como quedas, brigas ou até mesmo acidentes durante a prática de esportes ou no trânsito.

Nesse último caso, como medida de prevenção, é importante sempre usar o cinto e também se posicionar do jeito correto dentro do carro para diminuir a chance de traumas graves, como alertaram o cirurgião bucomaxilofacial Gabriel Pastore e o cirurgião do trauma Gustavo Fraga no Bem Estar desta segunda-feira (16).

Além do uso incorreto dos itens de segurança, os acidentes no trânsito podem ser causados ainda por causa de bebida alcoólica ou também pelo uso do celular. Nesses casos, o risco é maior para o rosto - estima-se que em 70% das vezes, a fratura é no rosto, principalmente na mandíbula e no nariz, geralmente pelo impacto com o volante.

E depois de fraturado, mesmo com avanços nas técnicas de reconstrução, o rosto nunca mais será o mesmo.

As consequências podem ser ainda piores para os motociclistas, que só têm o capacete como proteção e acabam sendo a maioria das vítimas de traumas faciais.

Por isso, a dica para quem anda de moto não é só usar o capacete, mas usá-lo do jeito correto, com proteção total do rosto, inclusive do queixo, o que diminui em cerca de 39% o risco de lesão grave na face. Como alertou o cirurgião Gustavo Fraga, na hora de comprar, é preciso observar ainda se o capacete foi testado e é certificado para garantir a segurança.

Em caso de acidente no rosto, a recomendação principal dos médicos é fazer uma radiografia de imediato.

Isso porque podem existir fraturas que não causam dor a princípio, mas podem dificultar algumas funções futuramente, como abrir a boca e também respirar, como explicou o cirurgião bucomaxilofacial Gabriel Pastore. Se houver alguma queda de dente, no caso do permanente, a dica é guardá-lo na boca ou em um copo de leite e ir imediatamente ao pronto-socorro odontológico porque há chances de reimplante.

Arte Socorro dentário Bem Estar (Foto: Arte/G1)
Arte Socorro dentário Bem Estar (Foto: Arte/G1)