Sem queixo ou queixo demais? Cirurgia reposiciona maxilar.

Sem queixo ou queixo demais? Cirurgia reposiciona maxilar.

Artigos - 03/05/2019

Para algumas pessoas, o sorriso perfeito deixou de ser a única preocupação estética. O tamanho e proporção do queixo passaram a ser um incomodo. A boa notícia é que a partir da cirurgia ortognática pode-se corrigir incômodos estéticos, além de problemas de maxilar e mandíbula.

João Roberto Gonçalves, professor da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP, e Nathália Moraes, especialista em periodontia, tiram todas as dúvidas sobre o tema, desde a indicação da cirurgia ortognática até a recuperação. 

O que é a cirurgia ortognática?

É a cirurgia feita para corrigir a posição inadequada dos maxilares através de osteotomias (cortes programados nos ossos) e reposicionamentos que são fixados com mini placas e mini parafusos de titânio. Esse tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, como o cirurgião buco-maxilo-facial e o ortodontista.

Ela é indicada para quais casos? 

Existem três principais indicações:  Quando o maxilar inferior está excessivamente para frente ou para trás do maxilar superior, quando um dos maxilares tiveram crescimento vertical excessivo (respiração bucal, sorriso com exposição excessiva de gengiva e dificuldade para fechar os lábios)  
ou assimetrias faciais e apneias obstrutivas do sono/roncopatias.

Ela é apenas estética? Serve para queixo e gengiva? 

A cirurgia ortognática tem resultado estético bastante aparente, mas sua principal indicação é funcional, como nos casos de apneias obstrutivas/roncopatias e dificuldade de respiração nasal.

Em casos de excesso de gengiva, com uma cirurgia mais simples realizada no consultório pode trazer resultados satisfatórios na correção do sorrido.

Em todos os casos, o melhor é sempre procurar o cirurgião-dentista para indicação do tratamento correto.

É preciso usar aparelho antes da cirurgia? 
Sim, iniciando com aparelho fixo para preparo da posição dos dentes, por cerca de 1 ano. O aparelho é responsável pelo alinhamento e nivelamento dos dentes e, consequentemente, para um melhor encaixe da oclusão. O paciente é operado com o aparelho na boca, que é removido de 6 a 12 meses após a cirurgia. 
 
É possível ver o resultado virtualmente antes de se submeter à cirurgia? 

Existem vários programas de imagem que possibilitam a visualização do resultado, com certas limitações.

Entretanto, o procedimento cirúrgico visa realinhar e corrigir malformações, a fim de melhorar a função do sistema mastigatório, podendo alterar estética facial do paciente.

Que tipo de anestesia é usada?

É um procedimento cirúrgico realizado com anestesia geral e tem a duração de algumas horas. Geralmente, o paciente é admitido na internação no dia da cirurgia e recebe alta 1 a 2 dias após o procedimento.

Como é a recuperação? 

A recuperação é lenta, necessitando de 2 a 3 semanas de afastamento das atividades rotineiras. O inchaço inicial pode ser acentuado e é recomendado fisioterapia ou fonoaudiologia por alguns meses para a normalização.

Atualmente após a cirurgia, os pacientes não apresentam dor acentuada, podendo falar, tomar alimentação líquida, abrir e fechar a boca. Recomendamos repouso, alimentação líquida e pastosa pelo menos nos primeiros 20 dias. Por volta dos 45 dias, o paciente poderá voltar com a alimentação normal.
 
Quanto tempo demora para ver o resultado final?

Já é possível notar mudanças de forma imediata, mas o resultado final só é visualizado de 3 a 6 meses após a cirurgia.

 

Fonte: Terra